A Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, de Brusque, realizou, nesta sexta-feira (26), uma mostra de trabalhos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), reunindo alunos, professores, pais, diretores de outras escolas e autoridades locais. O evento é parte de um esforço internacional da Agenda 2030 da ONU, que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desdobrados em 169 metas que abordam dimensões sociais, ambientais, econômicas e de paz.
Signatária do movimento global, a escola desenvolveu ao longo de 2024 atividades pedagógicas voltadas ao tema, envolvendo cerca de 370 alunos, do pré-escolar ao nono ano. Os estudantes apresentaram os resultados em 10 estandes temáticos, que mostraram desde sementes e plantas frutíferas até representações dos impactos da poluição sobre animais em rios e mares.
Na abertura da mostra, a direção da escola foi enfática ao afirmar que as mudanças sociais só serão possíveis com investimentos significativos em educação. “As mudanças climáticas exigem uma resposta global, mas a verdadeira mudança começa em ações locais, em atitudes individuais e na conscientização de cada um de nós”, destacou o diretor do educandário, Marcos Vinícius Bertoldi “A criatividade e a inteligência das nossas crianças nos mostram que, apesar dos desafios, há esperança. Elas são a força motriz para um futuro mais sustentável, mais justo e mais resiliente”, finalizou.
A ação, tem impactado a forma de pensar das nossas crianças e adolescentes, e gerado um sentimento de gratidão. “Algumas pessoas deixam o plástico na água e os animais acabam confundindo como uma comida e acabam morrendo, infelizmente”, relatou a aluna Yasmin Pereira Dos Santos Silva, de 12 anos. “E eu agradeço muito à minha professora, ao meu diretor, aos meus coordenadores e a todos que me ajudaram a fazer esse trabalho”, concluiu.