Publicidade

Escolas de Brusque recebem livro infantil que celebra a diversidade e a inclusão

A Lenda do Super-Herói é apoiada pela Lei Aldir Blanc e leva mensagens de inclusão e respeito à infância

Fonte: Divulgação

Publicidade

A obra de literatura infantil, A Lenda do Super-Herói apresenta um grupo de crianças que se une para enfrentar o vilão Preconceito e devolver as cores à cidade — uma metáfora marcante sobre o papel transformador da aceitação e da convivência. O livro infantil está sendo distribuído nas escolas de Brusque e vem para celebrar a diversidade e a inclusão.

A professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino, Priscila Scalvim, falou da obra como ferramenta educacional. “Muito se fala em xenofobia e homofobia, mas o capacitismo não é algo que se fala tanto. O que seria o capacitismo? O preconceito com as pessoas que têm alguma deficiência, algum transtorno. E o interessante é que esse livro traz esse tema de uma maneira simples, com uma linguagem acessível para as nossas crianças,” disse.

Sclavim destacou também a importância da representatividade para esse público. “Termos super-heróis atípicos, dá uma visibilidade muito maior para essas crianças. Muitas das que têm um transtorno, uma síndrome, nunca se veriam no lugar de super-herói. Então, esse livro muda esse ponto de vista. Então, eu acho que é muito importante, é essencial trabalhar promovendo uma representatividade para esse público,” esclareceu.

A obra é escrita por Shay Ferreira e ilustrada por Ana Gobatto, o livro é uma fábula lúdica que transforma temas complexos como preconceito, autismo, TDAH e síndrome de Down em histórias acessíveis e cheias de cor. Com uma linguagem leve e poética, a autora convida os pequenos leitores a refletirem sobre as diferenças que tornam cada um único e especial.

Os heróis
Cada herói do livro representa uma característica ou condição muitas vezes vista com preconceito — e transforma isso em uma força! O livro aborda de forma positiva e empoderadora:

Autismo: O personagem com autismo é retratado como alguém com grande atenção aos detalhes e habilidades especiais, mostrando que seu jeito único de ver o mundo é uma superpotência.

TDAH: Representado como alguém com muita energia e criatividade, com ideias rápidas e soluções inovadoras.

Síndrome de Down: É valorizado por sua sensibilidade, empatia e capacidade de ensinar sobre amizade e carinho.

Biblioteca Municipal
Quem tiver interesse pode emprestar um exemplar na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, que está Praça da Cidadania, em frente ao terminal de ônibus urbano, junto à Fundação Cultural de Brusque.
Contato:
Fone: (47) 3396-8113
Facebook: bibliotecapublicaarycabral
Instagram: @bibliotecapubl

Essa ação cultural é apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à culturado Governo Federal operacionalizada pela Prefeitura Municipal de Brusque por meio da Fundação Cultural de Brusque.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.