A quadra da Associação da RenauxView (ADR) se transformou em um grande palco de memórias, arte e superação neste sábado (29), em Brusque (SC). Com duas sessões lotadas, às 16h e 20h, o espetáculo de patinação artística “O Show Tem Que Continuar” reuniu mais de 50 patinadoras da Escola Patinazzi e emocionou o público ao celebrar a vida e o legado do técnico e diretor Leandro Luzzi, falecido em junho deste ano, no acidente de balão em Praia Grande (SC).
Pensado como um grande tributo, o show foi estruturado em 24 coreografias que contaram a trajetória de Leandro e o impacto do trabalho dele na formação de atletas. O espetáculo começou com os “Primeiros passos” e “Primeiras conquistas”, lembrando o início da sua história desde a infância e os desafios sobre rodas. Na sequência, coreografias como “EUA” e “Momentos difíceis” resgataram fases marcantes da sua vida, seguidas por uma coreografia dedicada à “Pandemia”, em que o público pôde reviver, pela arte, o período de incertezas e afastamento das quadras.
A programação também destacou a esperança e a saudade. Números como “Sonhos” e “Amizade” trouxeram à cena duos, trios, quartetos e apresentações em grupo que simbolizaram a união entre alunos, famílias e escola. O encerramento, com o solo “O Show tem que continuar” foi apresentado pela técnica Joana Victorino Deschamps e reuniu na sequência todos os patinadores em quadra para a principal mensagem da noite: a de que os sonhos cultivados por Leandro seguem vivos em cada giro, cada sorriso e cada nova geração que chega à escola.
Outro momento emocionante foi a participação da família do técnico. Os pais de Leandro acompanharam o espetáculo das arquibancadas e, ao final, foram convidados a entrar na quadra. Um balão azul com o nome “Leandro” foi erguido, sob aplausos do público. A irmã, Cristiane Luzzi, também integrou o elenco, participando de um dos números e dividindo com as demais patinadoras o palco que foi cenário do trabalho do irmão.
Para a organizadora do espetáculo, Nicole Casagrande, que participou da coreografia considerada a mais emocionante da noite por contar a perda de Leandro, o sentimento foi de dever cumprido. “Missão cumprida”, resumiu, ainda tomada pela emoção após deixar a quadra. Ela destacou que a homenagem exigiu muito preparo técnico e, principalmente, controle da emoção para conseguir patinar até o fim. Segundo Nicole, cada movimento daquele número foi pensado como um abraço coletivo em Leandro e em todos que sentem sua falta.
Em discurso, a técnica Joana Deschamps, que assumiu a direção da escola, destacou o desafio de manter viva a Patinazzi após a perda do treinador. “Tivemos que recomeçar do zero, e por isso quero agradecer às patinadoras e a cada pai e mãe que confiou no meu trabalho. O apoio de vocês foi essencial”, afirmou. Ela fez questão de reconhecer também a presença e o acolhimento da família Luzzi. “A família do Le sempre me recebeu como uma filha, cuidou de mim. Agora, estamos cuidando do legado que ele deixou para toda essa criançada”, completou.
Ao longo do espetáculo, a narração reforçou a ideia de que “ensinar é multiplicar sonhos”. Em cada mudança de coreografia, o público era lembrado de que, mais do que treinar técnicas de patinação, Leandro formou pessoas, estimulou amizades e ajudou crianças e adolescentes a acreditarem no próprio potencial.
Entre os presentes na plateia, estava a analista financeira Bianca Maximo Fernandes Romagna, que veio de Nova Veneza e assistiu pela primeira vez um show de patinação artística. “Foi emocionante. Achei muito bonito ver que a história dele não acabou e que as meninas estão prontas para continuar esse sonho e esse trabalho lindo que ele fez”, relatou. “Eu não conhecia o Leandro pessoalmente, mas me emocionei várias vezes. A apresentação estava à altura dele”, avaliou.
Ao final da apresentação, a mensagem deixada pela Patinazzi foi clara: o luto se transforma em movimento quando a arte continua. “O Show Tem Que Continuar” mostrou que a escola segue firme, reinventando-se sem perder sua essência e honrando aquele que ajudou a construir cada passo dado na quadra.
O espetáculo contou com o patrocínio Master da Ambienta Casa e Diamante da Farmácia Brusque, CK Design, Rede de Postos Zandoná, Amplitude Comunicação, Zeca Clínica Veterinária, Dimensional Engenharia, Seubertex Malhas, Chef Catarina Rizzi Rosar e Visite Major Gercino/SC – Turismo Rural. E patrocínio ouro da H Leve, Edromania, ADR, Mensageiro dos Sonhos, Kalene, Heel, Aura Kids, Óptica Machota, Atlântica e Griga Centro Automotivo.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Amplitude Comunicação















