A vereadora Elizabete Maria Barni Eccel, a Bete (PT), ocupou a tribuna da Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta terça-feira, 4 de novembro, para rebater declarações dadas pelo prefeito André Vechi (PL) a seu respeito. “Tudo o que eu falo nesta casa […] é verdadeiro porque vem do meu íntimo. Sou eu quem pensa, sou eu quem escreve, sou eu quem reviso e sou eu quem organizo as palavras que aqui pronuncio”, disse a parlamentar ao responder a críticas do chefe do Executivo sobre a autenticidade de sua atuação parlamentar. “Cada discurso que eu faço, brota da minha vivência, da minha experiência”.
Bete reforçou que não “representa uma personagem”, mas “pessoas, famílias, trabalhadores, jovens, idosos, mulheres, homens”, e que sua voz na Câmara independe de “autorização do chefe do Poder Executivo”. Em seguida, ela observou que a política “é ferramenta de transformação coletiva” e enfatizou: “Essa tribuna é um espaço de democracia e não de subordinação”.
A parlamentar emendou, ainda, que “a divergência de ideias é saudável, é parte essencial da democracia, mas a crítica precisa ser feita no campo das ideias, sem desrespeito, sem ironia, sem tentativa de deslegitimar a inteligência ou a capacidade de quem pensa diferente”.
Em apartes, Paulinho Sestrem (PL), líder do governo na Câmara, e Leonardo Schmitz (PL) contestaram o discurso da petista. “A vereadora fala que isso [a crítica] não se faz com ironia, [mas] apareceu com um bolo na Beira Rio para comemorar um buraco”, disse Sestrem. Na sequência, Schmitz afirmou: “A senhora está se vitimizando, […] apareceu em vídeos com bolo, querendo debochar do prefeito e agora vem com um monte de ‘mimimi’”.
Bete retrucou os vereadores argumentando que foi “desrespeitada, sim” por Vechi e que “faria de novo [o bolo] se necessário fosse”. Ela reiterou seu “compromisso com a política da verdade, do conteúdo, do respeito e do diálogo” e concluiu: “Ser verdadeira nunca foi um defeito, é, na verdade, a essência da coragem”.
Assista ao pronunciamento de Bete Eccel na íntegra: https://youtu.be/ZsoE0rKHq24
Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.















