Publicidade

Estado do Paraná identifica vítimas do tornado e oficializa período de luto

Governador decreta luto oficial de três dias em todo o estado

Fonte: Ari Dias/Divulgação/ND Mais

Publicidade

O tornado que atingiu o Paraná na sexta-feira (7) provocou uma tragédia de grandes proporções no Centro-Sul do estado. Até o momento, seis mortes foram confirmadas oficialmente pela Polícia Científica, além de mais de 500 feridos e uma pessoa desaparecida.

As vítimas foram identificadas neste sábado (8), segundo informações da RIC Paraná. Cinco mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada pelo fenômeno, e uma em Guarapuava.

Em respeito às vítimas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias em todo o estado, conforme o Decreto nº 11.839/2025.

Quem são as vítimas da tragédia

As vítimas fatais em Rio Bonito do Iguaçu foram:

  • Julia Kwapis, 14 anos
  • Adriane Maria de Moura, 47 anos
  • Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
  • Claudino Paulino Risse, 57 anos
  • Jose Gieteski, 83 anos

Em Guarapuava, a vítima identificada é:

  • Jose Neri Geremias, 53 anos

As autoridades ainda investigam o desaparecimento de uma pessoa. Informações continuam sendo recebidas por familiares, e as equipes de salvamento seguem nas buscas, especialmente em áreas de escombros.

Atendimento médico e operações de resgate

Mais de 50 bombeiros atuam na operação de resgate e atendimento às vítimas. De acordo com o governo estadual, todas as pessoas localizadas em áreas visíveis foram socorridas e receberam atendimento médico — algumas foram submetidas a cirurgias de emergência.

Os atendimentos estão sendo realizados em duas unidades hospitalares, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e também em uma faculdade de Laranjeiras do Sul, que foi adaptada para receber feridos.

Pacientes em estado grave foram encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava.

Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu se emociona

Durante entrevista à Rádio Itapuã, o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Cesar Bonivo, chorou ao relatar os momentos vividos logo após a passagem do tornado.

“Passamos de 500 pessoas feridas. Há cerca de cinco a dez pessoas na UTI. Foi uma tragédia muito grande. Quando cheguei ao pronto-atendimento, fiquei despachando as pessoas, pedindo ambulâncias, pedindo socorro. No corredor, com várias goteiras, corria água… e corria sangue dos nossos companheiros aqui de Rio Bonito. Isso nunca mais vou esquecer”, declarou, emocionado.

A cidade segue com grande parte da estrutura comprometida. Equipes de Defesa Civil, bombeiros, policiais, servidores municipais e voluntários trabalham para localizar desaparecidos, remover entulhos e organizar a assistência às famílias afetadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.