Três estudantes do 6º ano do Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, representarão o Brasil no Open Américas, olimpíada de robótica que acontece entre 19 e 21 de outubro, na Cidade do Panamá. A equipe conquistou a vaga após se destacar na etapa nacional do World Robot Olympiad (WRO), em agosto.
Os estudantes Lavínia Siemsen, André de Oliveira e Pedro Schwinden Lussolli junto ao coach Shaian Ari Griga, que compõem a equipe Os Cabeças de Lata, disputam a categoria Robomission, em que os estudantes desenvolvem robôs e cumprem um circuito de provas em tempo real, na modalidade Elementary, composta por alunos de oito a 12 anos.
Para viabilizar a viagem, que terá custo de cerca de R$ 8 mil por estudante, os alunos iniciaram uma arrecadação através do site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-custear-a-viajem-da-equipe-de-robotica-os-cabecas-de-lata-para-representar-o-brasil-na-wro-open-no-panama.
“Ver estudantes tão jovens conquistando uma vaga para uma competição internacional mostra que a robótica educacional vai muito além da tecnologia. Ela desenvolve criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe e capacidade de resolver problemas, além de oportunizar esse tipo de viagem, onde eles irão interagir com estudantes de vários países”, afirma André Brandão Sala, CEO da Robomind.
Durante a etapa nacional, que classificou os estudantes e aconteceu em Jaraguá do Sul, as equipes que se classificaram em 1º lugar em cada categoria seguiram para a etapa mundial do WRO, que neste ano acontece em Singapura, entre 26 e 28 de novembro. Já as que alcançaram o 2º lugar da Future Innovators e o 2º e 3º lugar do RoboMission seguiram rumo ao Open Américas no Panamá. As Open Championships acontecem em diferentes regiões do mundo e buscam permitir que mais estudantes participem de um evento internacional do WRO.