O Jornal da Manhã desta terça-feira (14/10) recebeu, ao vivo, o professor Shaian Ari Krieger e os alunos André de Oliveira, Pedro Schwinden Lussolli e Lavínia Siemsen, integrantes da equipe “Cabeça de Lata” do Colégio Cônsul , que se preparam para representar o Brasil em competição internacional de robótica no Panamá.
Os três estudantes, todos do 6º ano, disputarão o Open Américas, uma olimpíada de robótica que acontece entre 19 e 21 de outubro, na Cidade do Panamá. A equipe garantiu a vaga após conquistar destaque na etapa nacional do World Robot Olympiad (WRO), realizada em agosto, em Jaraguá do Sul (SC).
Tecnologia e educação
A equipe “Cabeça de Lata”, formada pelos jovens brusquenses e orientada pelo coach Shaian Ari Krieger, competirá na categoria RoboMission, modalidade Elementary, destinada a alunos de 8 a 12 anos. Nessa categoria, os estudantes devem desenvolver e programar robôs capazes de cumprir desafios e circuitos em tempo real.
Para viabilizar a viagem, que tem um custo estimado de R$ 8 mil por estudante, os integrantes estão promovendo uma campanha de arrecadação online, disponível no site Vakinha.
Destaque nacional
Durante a etapa nacional, as equipes vencedoras em cada categoria conquistaram vaga direta para o mundial do WRO, que será realizado em Singapura, entre 26 e 28 de novembro. Já as equipes classificadas em 2º lugar na categoria Future Innovators e 2º e 3º lugar na RoboMission foram selecionadas para o Open Américas, no Panamá.
A participação dos alunos do Colégio Cônsul reforça o compromisso da instituição com a inovação e o aprendizado prático. Desde 2015, a escola inclui a Robomind como disciplina curricular, estimulando desde cedo o pensamento científico e a criatividade tecnológica entre os alunos.