Publicidade

EUA suspendem vistos de imigrantes do Brasil e outros 74 países

Medida entra em vigor em 21 de janeiro de 2026 e não afeta vistos de turismo

Publicidade

Os Estados Unidos anunciaram a suspensão do processamento de vistos na categoria imigrante para cidadãos do Brasil e de outros 74 países. A medida passa a valer a partir do dia 21 de janeiro de 2026 e não afeta a emissão de vistos para turistas, estudantes ou viajantes a negócios. A informação foi divulgada inicialmente pela Fox News e confirmada pelo Departamento de Estado norte-americano ao repórter Sam Pancher, do Metrópoles.

Em resposta por e-mail, o Departamento de Estado confirmou que 75 países tiveram a emissão de vistos de imigração suspensa, sem detalhar oficialmente a lista completa. No entanto, segundo a Fox News, além do Brasil, estão incluídas nações como Rússia, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia, Somália e Iêmen.

Pelas redes sociais, o Departamento de Estado informou que irá suspender o processamento de vistos de imigrantes de países cujos cidadãos recebem benefícios sociais dos Estados Unidos em taxas consideradas inaceitáveis. Segundo o órgão, o congelamento permanecerá em vigor até que o governo norte-americano possa garantir que novos imigrantes não irão “extrair riqueza do povo americano”.

De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggot, a medida tem como objetivo considerar inelegíveis potenciais imigrantes que possam se tornar um fardo para os Estados Unidos ou explorar a generosidade do sistema de assistência social do país. O foco da decisão está na aplicação da cláusula conhecida como “encargo público”, prevista na legislação migratória norte-americana.

A suspensão atinge exclusivamente os vistos de imigrante, categoria destinada a estrangeiros que pretendem residir permanentemente nos Estados Unidos, como processos de Green Card por reunificação familiar, emprego ou programas de diversidade. Já os vistos de não-imigrante, como turismo, negócios, estudo e intercâmbio, continuam sendo processados, embora sujeitos a critérios de análise mais rigorosos.

Em novembro de 2025, o Departamento de Estado já havia enviado comunicados a consulados norte-americanos em todo o mundo determinando regras mais rígidas de avaliação dos solicitantes. Os agentes consulares foram orientados a levar em conta fatores como estado de saúde, idade, domínio do idioma inglês e situação financeira. Segundo as normas, pessoas mais velhas, com histórico de uso de assistência financeira governamental ou com possibilidade de necessidade de cuidados médicos de longo prazo podem ter pedidos de visto negados.

No último dia 12, o perfil oficial do Departamento de Estado no X comemorou a revogação de 100 mil vistos considerados irregulares. Na publicação, o órgão afirmou que continuará deportando criminosos com o objetivo de manter a segurança nos Estados Unidos.

Procurado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que o tema deve ser tratado junto à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. A reportagem também entrou em contato com a Embaixada dos EUA no Brasil e aguarda retorno.

Não há prazo definido para a retomada do processamento dos vistos de imigração. Segundo o governo norte-americano, o fim da suspensão está condicionado à implementação de novos protocolos de verificação e triagem dos solicitantes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.