O 15º Evento Cultural Polonês foi realizado na Paróquia São Luiz Gonzaga neste fim de semana. A abertura aconteceu no sábado (25/8) com uma apresentação do grupo folclórico polonês Wisla, seguida por um recital de piano com o músico polonês Artur Dutkiewicz.
No domingo (26), a programação começou às 9h com Missa em Ação de Graças pelos 155 anos da imigração polonesa no Brasil seguida por uma nova apresentação do grupo Wisla. Ao meio-dia houve um almoço com comidas típicas, música ao vivo com Liriane e Weseli Musikanten, e serviço completo de bar.
A programação vem sendo acompanhada por uma comitiva polonesa liderada pela Prefeita de Gmina Popielów, Sybilla Stelmach, acompanhada do vice-prefeito Artur Kanzy-Budzicz e da Presidente do Conselho Comunal, Joanna Widacha-Cichón.
Região histórica
Gmina Popielów é a sede administrativa de Stare Siolkowice, local de origem dos primeiros imigrantes poloneses que chegaram ao Brasil em 1869. Após as eleições municipais na Polônia em abril deste ano, um convite oficial foi enviado às autoridades de Gmina Popielów pelo Presidente da Fundação José Walendowsky, Luis Antonio Loyola Walendowsky, e pelo Prefeito de Brusque para que participassem do 15º Evento Cultural Polonês que aconteceu neste fim de semana no complexo da Paróquia São Luiz Gonzaga.
A visita também incluirá a assinatura de uma “Carta de Intenções” com o objetivo de estabelecer uma relação de cidades irmãs entre Brusque e Gmina Popielów.
Em Brusque, os líderes poloneses também participação de Sessão Solene na Câmara Municipal nesta segunda-feira (26), a partir das 16 horas, quando serão homenageados.