Publicidade

Evento Cultural Polonês celebra 157 anos da imigração em Brusque

Programação festiva foi destaque de entrevista ao vivo no Jornal da Manhã

Fonte: Redação Araguaia / Imagem: Rafael Imhof

Publicidade

A história e as tradições da imigração polonesa serão celebradas neste fim de semana em Brusque. O 17º Evento Cultural Polonês acontece no sábado (22) e domingo (23), com atividades no Instituto Aldo Krieger e no Salão da Capela Santa Luzia. A programação marca os 157 anos da imigração polonesa no Brasil.

Os detalhes do evento foram apresentados na manhã desta quarta-feira (19), durante entrevista ao vivo no Jornal da Manhã. Participaram o presidente da Fundação José Walendowsky, Luiz Antônio Loyola Walendowsky, Nilton Jair Proença e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, Valdir Walendowsky.

Atrações culturais

A programação começa no sábado, das 19h às 22h, com a apresentação do Coral Polonês Nossa Senhora Auxiliadora, de Massaranduba, no Instituto Aldo Krieger, localizado na Rua Paes Leme, no Centro.

No domingo, as atividades serão concentradas na Capela Santa Luzia, na Rua Augusto Klapoth, no bairro Santa Luzia. A escolha do local tem relação direta com a história da imigração polonesa em Brusque, já que a região recebeu famílias de imigrantes que se estabeleceram no município.

As atividades começam às 9h, com os festejos e uma missa em ação de graças pelos 157 anos da imigração polonesa no Brasil e em honra a Nossa Senhora de Częstochowa. A celebração terá a participação do coral do Grupo de Dança e Coral Polonês Karolinka, de São Mateus do Sul, no Paraná.

A partir das 10h30, haverá serviço de bar e cozinha. A programação segue ao longo do domingo com diferentes apresentações culturais, e o encerramento está previsto para as 18h.

Para o almoço, os cartões já estão à venda nos postos da WD Com e também poderão ser adquiridos no local. O valor é de R$ 75,00 (adulto) e R$ 40,00 (crianças até 11 anos de idade).

Grupos de Santa Catarina e Paraná participam

Além do Coral Polonês Nossa Senhora Auxiliadora e do Grupo Karolinka, o evento contará com o Grupo Folclórico Polonês Wisła, de Curitiba; Grupo Folclórico Polonês Hercílio Malinowsky, de São Bento do Sul; Banda Rodanica e Orzel Orkiestra, ambas de Curitiba; além de Liriane Afonso e o Grupo Weseli Musikanten, de Blumenau.

As apresentações culturais terão entrada gratuita.

Durante a entrevista à Rádio Araguaia, Luiz Antônio destacou a expectativa de uma edição diferenciada, especialmente pela realização de parte das atividades no bairro Santa Luzia. Segundo ele, a comunidade possui forte ligação com a colonização polonesa e mantém famílias descendentes dos primeiros imigrantes.

Cultura polonesa e turismo

O secretário Valdir Walendowsky ressaltou a participação da comunidade polonesa na formação histórica e econômica de Brusque, ao lado de outros grupos de imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Durante a entrevista, ele também destacou a construção da Praça da Imigração Polonesa. Conforme o secretário, o espaço será a maior praça de Brusque e, apesar de homenagear a colonização polonesa, será destinado a toda a comunidade. O projeto deverá contar ainda com elementos arquitetônicos ligados à Polônia.

O 17º Evento Cultural Polonês é organizado pela Fundação José Walendowsky e busca preservar a memória dos antepassados, valorizar os costumes e manter viva a contribuição da imigração polonesa para a história de Brusque, Santa Catarina e do Brasil.

Ouça a entrevista:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.