A Rede Municipal de Ensino de Brusque iniciou, oficialmente, o ano letivo de 2025, nesta segunda-feira (3). A cerimônia de abertura, realizada no auditório da Unifebe, contou com uma formação dedicada à história do município, ministrada pela professora e reitora Rosemari Glatz.
O prefeito André Vechi deu as boas-vindas aos servidores e falou sobre o novo ano letivo que se inicia e a importância deste momento com os profissionais de educação. “Desde o início do nosso trabalho, ainda de forma interina, buscamos dar essa estrutura, essa condição e acolher bem o servidor da educação. São mais de 2 mil servidores, 500 deles chamados agora no concurso público. Como a gente busca sempre acolher bem os alunos, acolher bem as famílias, a gente precisa enquanto gestão acolher bem a nossa equipe. Essa ação visa reforçar esse compromisso com os servidores. É algo muito importante para que eles também se sintam protegidos, abraçados para poder desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível”.
Desde o dia 27 de janeiro, os professores participam de formações com temas diversos, como explica a secretária de Educação, Franciele Mayer. “Tivemos uma formação étnico-racial, uma sobre segurança escolar, além de um momento em que nossos profissionais puderam compartilhar práticas exitosas premiadas nacional e internacionalmente, em 2024. Destaco isso como o ponto inicial de 2025. Quando um professor está realizado na sala, com certeza quem ganha são as crianças, a população, a nossa cidade”.
A secretária também falou sobre os desafios e metas deste ano. “Que em 2025 possamos vencer nossos desafios: temos o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Política Municipal de Alfabetização, atualização do currículo básico. Meu desejo é que nossa rede faça um bom trabalho, sejam todos bem-vindos”.
As aulas com os estudantes iniciam na quinta-feira (6) em toda a Rede Municipal de Ensino.