Publicidade

Família atende pedido de Silvio Santos e não fará velório, entenda o motivo

Outro pedido foi que sua morte não fosse explorada pela emissora que fundou, o SBT

Fonte: Divulgação/Redes Sociais

Publicidade

Silvio Santos, de 93 anos, não terá velório. A informação foi confirmada em comunicado divulgado pelo SBT na manhã deste sábado (17). A decisão é do próprio apresentador, conforme destaca o texto. “Cumprindo sua vontade”, diz.

O SBT divulgou o comunicado oficial da família Abravanel sobre a morte de Silvio Santos. Em um plantão do jornalismo colocado no ar, Simone Queiroz leu a nota enviada para a produção, confirmando mais uma vez que não haverá um velório público do apresentador, que morreu aos 93 anos na madrugada deste sábado, 17, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês neste momento. Acredito que muitos de vocês estejam partilhando da mesma saudade que nós, hoje, estamos sentindo. Queremos dizer para vocês que por muitas vezes ao longo da vida, à medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo dele com relação à sua partida. Ele pediu para que, assim que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica, ele pediu para que não explorássemos a sua passagem, ele gostava de ser celebrado em vida. E gostaria de ser lembrado com a alegria com que ele viveu”, começou Simone.

“Ele nos pediu para que respeitássemos a vontade dele, e assim vamos fazer. Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês, de guardar na memória tudo de bom que ele fez, e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez, porque ele fazia do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros. Com muito carinho e respeito a todos vocês, família Abravanel”, concluiu a apresentadora e repórter.

Com isso, se confirma novamente que não haverá um velório público de Silvio Santos, apenas uma cerimônia íntima seguindo as tradições judaicas para a família.

Afinal, por que Silvio Santos não será velado? Judeu, o funeral do apresentador deve seguir as leis mosaicas da religião. Assim que um judeu morre, a família deve comunicar o Chevra Kadisha, que são voluntários que preparam o corpo do falecido.

Após ser lavado, o corpo deve ser sepultado preferencialmente em até 24 horas após a morte, isso para que alma possa descansar. Os judeus chamam esse momento de Tahara, quando o corpo passa por um processo de purificação. Na ocasião, eles fazem preces e pedem perdão pelos pecados que a pessoa cometeu antes de morrer.

Velório e enterro

De forma tradicional, o corpo é colocado em um caixão simples apenas com uma estrela de Davi na parte superior, onde conta também com as iniciais do falecido. O enterro ocorre em um cemitério israelita, que os judeus chamam de “casa do mundo” ou “casa da eternidade”.

O enterro deve ocorrer um jazigo único, sendo permitido apenas um parente a mais. Após ser colocado na cova, um familiar deve jogar pás de terra sobre o caixão. A lápide possui o nome, data de nascimento, data da morte e citações bíblicas em hebraico.

Após um ano, o sepulcro é coberto por pedras para que o morto não seja esquecido e a sepultura não profanada, ou seja, violada ou impurificada.

Vale lembrar que judeus não são cremados, visto que eles acreditam que a o processo separa carne e espírito. Para eles, a alma demora um certo período para se desabrigar da carne.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.