A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou, na tarde desta segunda-feira (6), que o Santa Catarina Clube, de Rio do Sul, ficará com a nova vaga da Copa do Brasil 2026, conquistada por Santa Catarina com as recentes mudanças no calendário do futebol brasileiro.
O time, que terminou o Campeonato Catarinense na terceira colocação, alcança pela primeira vez o direito de disputar o torneio nacional mais democrático do país. O clube tem mandado seus jogos da Copa Santa Catarina em Ibirama e vive um dos momentos mais importantes de sua história.
“É um momento histórico para o Santa Catarina Clube. Disputar a Copa do Brasil é o sonho de qualquer equipe e também de seus torcedores. Será uma oportunidade de mostrar nossa força em nível nacional”, afirmou o presidente Anilto Hegen, após a confirmação oficial da FCF.
Com o anúncio, o Santa Catarina se junta a Chapecoense e Avaí, finalistas do Campeonato Catarinense, além do Barra, campeão da Série D do Campeonato Brasileiro no último sábado (4). Esses quatro clubes já estão confirmados na Copa do Brasil 2026.
O Criciúma ainda pode garantir presença, caso conquiste o acesso à Série A ou vença a Copa Santa Catarina. Se a Chapecoense subir para a elite do futebol brasileiro, o estado poderá ganhar uma nova vaga extra na competição.