Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21 de outubro, o vereador Felipe Hort (Novo) prestou homenagem à comunidade adventista e associou a história da chegada da doutrina religiosa ao município a lembranças de sua própria família. O parlamentar também citou a Lei nº 4.380/2021, que instituiu em o Dia Comemorativo da Chegada do Adventismo ao Brasil, a ser celebrado anualmente no quarto sábado de outubro, no Calendário Oficial de Brusque.
O parlamentar ressaltou o papel de seus antepassados na difusão inicial de materiais adventistas no município. “Trago essa memória porque, em 1880, aconteceu um grande fato, quando algumas obras do Adventismo chegaram à cidade, mais especificamente no casarão da família, onde David Hort e sua esposa, Elizabeth, tiveram a missão de abrir aquelas embalagens e distribuir os primeiros manuscritos da doutrina adventista no Brasil”, afirmou. “Eu tenho muito orgulho disso, porque envolve tanto a parte religiosa como a história da nossa própria família”.
O vereador também evidenciou iniciativas de formação ligadas à igreja, como o Clube de Desbravadores, o Clube de Aventureiros e a Ação Solidária Adventista (ASA), que, segundo ele, “fazem, de fato, a conciliação entre a educação e a doutrina religiosa”. Ele aproveitou para anunciar que familiares se organizam para criar um centro de memória que preserve registros da família Hort e do Adventismo em Brusque.
Ao encerrar, Hort reforçou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela igreja e a pertinência de celebrar a data oficial. “Aproveito este momento para agradecer tudo o que a Igreja Adventista vem fazendo pela nossa cidade”, declarou, sublinhando que a homenagem se soma ao marco legal que prevê a comemoração local no quarto sábado de outubro.
Assista ao pronunciamento de Felipe Hort na íntegra: https://youtu.be/5-IXNSKNzDk
Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.