A contagem regressiva para a 38ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) já começou, e o tradicional desfile do dia 9 de outubro promete celebrar a cultura e alegria da cidade. Mas, junto com a expectativa, surge também a preocupação com o bem-estar dos animais de estimação.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), por meio da Diretoria de Políticas de Bem-Estar Animal, divulgou uma nota de recomendação sobre a presença de pets no evento.
Regras para presença de animais
De acordo com a orientação, não há proibição para levar pets como espectadores, mas está proibido desfilar com eles, com exceção de cães-guia e cães oficiais em serviço.
A recomendação da Fundema reforça que ambientes com música alta, grande concentração de pessoas e estímulos intensos podem causar:
- Estresse agudo
- Medo e ansiedade
- Reações agressivas
- Impactos na saúde a curto e longo prazo
Orientação: melhor deixar os pets em casa
Por isso, a indicação é de que os animais fiquem em um local seguro, tranquilo e confortável em casa durante o desfile. Assim, tutores podem aproveitar a festa com tranquilidade, sem riscos ao bem-estar dos pets.
“Vamos celebrar a Fenarreco com alegria e responsabilidade, cuidando de todos os membros da família, inclusive os de quatro patas”, destacou Leandro Hyarup, diretor de Políticas de Bem-Estar Animal.