As buscas por dois homens desaparecidos no litoral norte de Santa Catarina foram retomadas na manhã desta sexta-feira (2/1), após terem sido interrompidas no fim da tarde de ontem (1º) devido às condições climáticas adversas.
A operação envolve uma força-tarefa com atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e Marinha do Brasil.
As operações de buscam iniciaram no dia 31 de dezembro após os órgãos de segurança serem informados sobre o desaparecimento de três homens em uma embarcação. Um dos ocupantes foi encontrado sem vida, enquanto os demais ainda não foram localizados.
Por sua vez, na manhã desta sexta-feira (2) foram identificados um colete e peça de roupa pelas aeronaves que sobrevoam a região.
As embarcações seguem em busca nas proximidades.
Relembre
Os trabalhos se concentram na região da Ilha Feia, em Balneário Piçarras (SC), onde três homens haviam se deslocado no dia 30 de dezembro em uma lancha. O último contato com familiares ocorreu por volta das 17h daquele dia. Na manhã seguinte, 31 de dezembro, o desaparecimento foi comunicado às autoridades, dando início às buscas.
Durante a operação realizada no dia 31, equipes atuaram com motos aquáticas, embarcações e apoio aéreo, cobrindo a área entre Balneário Piçarras e Barra Velha, incluindo regiões de mar aberto. No decorrer da varredura, a aeronave Águia localizou um dos desaparecidos, de 46 anos, já em óbito, a cerca de 15 quilômetros do último ponto conhecido. O corpo foi retirado do mar e encaminhado para os procedimentos legais.
Ainda na área onde a vítima foi encontrada, equipes localizaram objetos que aparentam pertencer à embarcação desaparecida, como tampa de cooler, mochila e garrafas de água. Apesar disso, os outros dois homens, de 45 e 35 anos — não foram localizados.
Buscas de resgate
As buscas continuaram ao longo da quinta-feira (1º), com a atuação de embarcações do CBMSC e da Marinha, além de aeronaves da Polícia Militar. No entanto, por volta das 17h40, as atividades precisaram ser suspensas devido às fortes chuvas, que comprometeram a visibilidade e a segurança da navegação e do voo.
Com a melhora das condições, os trabalhos foram retomados nesta sexta-feira com reforço dos meios empregados. Estão sendo utilizadas motos aquáticas na faixa costeira, embarcações atuando da costa ao mar aberto e duas aeronaves realizando varredura aérea. As equipes seguem atuando de forma integrada, com apoio terrestre, aquático e aéreo, cobrindo as áreas definidas no planejamento da operação.
Segundo as forças de segurança, as buscas seguem sem prazo definido e novas informações serão divulgadas conforme o andamento dos trabalhos.
















