O dia foi especial na 38ª Fenarreco. Nesta terça-feira (14), o pavilhão recebeu a tradicional Fenarreco da Melhor Idade, que reuniu diversos grupos de idosos em uma tarde de muita dança, comida típica e chopp.
Os portões abriram cedo, às 10h. A recepção ficou por conta da Brusband, que animou o público no Bierplatz. Ao meio-dia, grande parte dos visitantes seguiu para o restaurante oficial da festa, o Schmitt Buffet, para saborear o prato mais tradicional: marreco recheado com repolho roxo. Acima de 65 anos puderam aproveitar o peço especial do buffet, que saiu por R$ 62 reais.
No mesmo horário, o Gastroplatz recebeu o Musical Joia, seguido pela apresentação do Grupo de Canto Deutscher Sängerverein.
A brusquense Maria de Lurdes Vieira, de 73 anos, participa da Fenarreco desde a primeira edição e veio sozinha prestigiar o evento dedicado à terceira idade. “Eu gosto muito de dançar, e aqui na Fenarreco dá para aproveitar bastante. Apesar de ter vindo sozinha, já encontrei diversos amigos, principalmente da academia. Quando cheguei, aproveitei para almoçar e agora quero curtir a tarde toda de música”, contou.
Trajada com roupa típica e segurando um caneco especial, Maria chamou atenção. “Gosto sempre de vir trajada, pois faz a diferença e entra mais no clima da festa. Tenho outros trajes e vou revezando. Além disso, trouxe meu caneco, que é muito especial para mim. Comprei ele em 2017, quando estive na Alemanha, e sempre trago para a Fenarreco. Hoje não estou podendo tomar chopp, mas ele está cheio de guaraná. A festa é muito importante para a cidade, movimenta a economia e o turismo”, destacou.
Durante a tarde, as atrações seguiram com a Banda Estrela de Ouro, o grupo folclórico Senior Lustige Senioren Volkstanz Club e a Banda San German.
O coordenador do grupo Itajaí Ativo, Jairo Machado, trouxe mais de 270 idosos para o evento. “Essa é a segunda vez que o grupo participa da Fenarreco. É um momento muito importante para eles, pois estimula a socialização e o exercício físico, que é essencial nessa idade. Eles dançam a tarde inteira! Quando anunciamos que iríamos para Brusque, todos ficaram muito empolgados. Conseguimos reunir uma boa turma para prestigiar este dia”, comentou.
Às 16h, a Arena Appel de Brincadeiras foi o ponto de encontro para o público, com as tradicionais competições de Punho de Aço e Comedores de Rollmops.
Lorita da Silva, de 62 anos, foi a vencedora da bateria feminina da competição Comedores de Rollmops. Ela veio de Ascurra especialmente para aproveitar a festa e acabou levando o título. “Saímos de Ascurra às oito da manhã. Meu grupo estava todo ansioso, quase nem dormimos à noite. A festa é linda e muito animada. Fiquei ainda mais feliz depois de vencer a brincadeira. Gosto muito de rollmops”, comemorou.
O prefeito André Vechi também esteve presente para prestigiar a tarde especial. “Quando a gente diz que a Fenarreco é uma festa para a família, é porque realmente pensamos em todos. E hoje é o dia dos idosos, um momento em que eles podem se reunir, conversar e se divertir. São pessoas que já contribuíram muito para a sociedade, trabalharam, criaram suas famílias e agora merecem esse espaço de lazer. Poder proporcionar isso e estar junto deles, em um ambiente tão acolhedor, é sempre muito especial. Além disso, é bonito ver grupos da melhor idade vindos de outras cidades, o que mostra a força e a importância da nossa Fenarreco em nível estadual”, finalizou o prefeito.
A 38ª Fenarreco é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, Patrocínio de Havan, Komprão, ZM S.A, Irmãos Hort, Atlântica, Aradefe, Porto Franco e New Invest, com realização da Fundação Cultural de Brusque, Fundação de Turismo, Ministério da Cultura e Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.