Fiéis lotaram a igreja Matriz São Luís Gonzaga, na missa das 19h de sábado, 1° de fevereiro, para acompanhar a solenidade de posse do novo pároco, padre Hélio Feuser; e acolher o novo vigário, padre Lindolfo Neves Braga.
A celebração foi presidida pelo padre Valdir Prim, delegado para representar o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönk; e concelebrada pelos padres Aléssio da Rosa; Silvano João da Costa, Fernando Teckler, Lucas Scheid, Tiago Araújo, Rodrigo Tascheck e Marcos Bernardes.
Novo pároco
Em sua terceira passagem por Brusque, onde também foi seminarista e estudante de Filosofia, no Convento Sagrado Coração de Jesus (1990/1992); e diretor da Casa Padre Dehon (2008/2012), padre Hélio acolhe com alegria a nova missão que lhe foi designada.
“Sempre falo que não devemos criar muita expectativa, mas sim nos colocarmos à disposição com o coração aberto para fazer a vontade de Deus, tendo a consciência da nossa missão como padre, em relação ao que a Igreja nos prescreve. A paróquia já tem uma história de muitos anos com o carisma Dehoniano, então vamos continuar a escrevê-la”, afirmou.
Padre Hélio ainda deixa uma mensagem para os paroquianos e à comunidade de Brusque. “São palavras de alegria, otimismo e trabalho em conjunto para fazer tudo acontecer, sempre tendo a espiritualidade como alicerce da nossa caminhada. Que possamos ir nos conhecendo, com o propósito de que a Igreja cresça cada vez mais e de que o reino de Deus possa ser mais divulgado. Este é o nosso grande objetivo”, pontuou o pároco.
Novo vigário
Na mesma celebração, a comunidade também acolheu o novo vigário, padre Lindolfo Neves Braga. Vindo da Paróquia São José, em Botuverá, esta é a segunda passagem do sacerdote por Brusque.
“Já tive a oportunidade de trabalhar na cidade há cerca de 12 anos, como diretor do Colégio São Luiz, uma missão exercida durante seis anos. E agora retorno ao município, com uma grande satisfação de estar novamente com este povo. Naquela época, minha prioridade era o colégio, apesar de celebrar missas e encontrar as pessoas. Agora, com minha missão na paróquia, posso viver mais intensamente o dia a dia da comunidade. Que Deus nos abençoe nessa nova caminhada e que Nossa Senhora nos acompanhe”, falou padre Lindolfo.
Boas-vindas
Ao final da celebração, o coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) da Matriz, Antônio Carlos Cerchiari Júnior, representando todos os paroquianos, desejou as boas-vindas ao novo pároco e vigário.
“Em nome da comunidade, expresso a nossa felicidade em tê-los conosco nesta jornada de fé e amor. Estamos confiante que, sob seu pastoreio, nossa paróquia continuará a crescer em espiritualidade, unidade e serviço ao próximo”, ressaltou.
A família de padre Hélio também participou da missa e prestou uma homenagem ao novo pároco, desejando que sua jornada em Brusque seja abençoada. Além disso, o presenteou com rosas colhidas em sua cidade natal, Vargem do Cedro (SC). “Tua família deseja que sua caminhada em Brusque, que te acolhe pela terceira vez, agora como pároco, seja de muita fé e sabedoria. Pedimos que Deus abençoe seus caminhos e te ilumine para conduzir esta comunidade com muita dedicação”.
Representando Dom Wilson, padre Valdir deixou uma mensagem para o novo pároco, desejando que ele possa cumprir sua missão, assim como a Igreja designa. “Que possa conduzir e proteger o povo na sua fé, com o dom da Palavra, da Eucaristia e da misericórdia de Deus. Apesar das adversidades que enfrentamos no mundo atual, que ele possa auxiliar os fiéis a discernir o que é certo e o que é errado e qual é o caminho que deve ser seguido.”
Por fim, Padre Aléssio da Rosa, representando o Superior Provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), Pe. Sildo César da Costa, agradeceu aos visitantes e amigos de Pe. Hélio e Pe. Lindolfo pela presença na celebração de posse e fez votos de um excelente trabalho aos sacerdotes, invocando a intercessão de São Luís Gonzaga.
“Em toda transferência de pároco há sempre o sentimento de expectativa da comunidade, mas acreditamos que os sacerdotes do Coração de Jesus são aqueles que são chamados a exercer suas virtudes. Então, tal como os anteriores que passaram e conduziram tão bem esta paróquia, há mais de 150 anos, que a graça de Deus e a intercessão de São Luís Gonzaga estejam com Pe. Hélio e Pe. Lindolfo”, finalizou.
Saiba mais
Nascido em São Martinho, no distrito de Vargem do Cedro, em Santa Catarina, em 30 de novembro de 1966, padre Hélio Feuser é o caçula entre 11 irmãos. Filho de Lidvina e Joaquim Feuser (in memoriam), ele cresceu em um lar profundamente religioso pela proximidade da igreja local e pela forte influência da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.
Sua trajetória rumo ao sacerdócio começou em Curitiba, em 1984, quando ingressou no seminário da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), aos 17 anos. Depois de concluir o Ensino Médio, seguiu para o noviciado em Jaraguá do Sul, onde professou seus primeiros votos em 1989. Nos anos seguintes, cursou Filosofia em Brusque e realizou estágio em Crissiumal (RS), vivenciando sua primeira experiência como formador. Após concluir a Teologia em Taubaté (SP), foi ordenado sacerdote em 3 janeiro de 1998, em sua terra natal.
Ao longo de sua jornada, padre Hélio acumulou diversas experiências, desde o trabalho paroquial até a formação de novos religiosos. Após sua ordenação, por dois anos esteve em Joinville, onde contribuiu com o processo de transição da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Santuário.
Em seguida, foi designado como diretor do seminário em Crissiumal, onde permaneceu por sete anos. Já em 2007 esteve em Roma aprofundando seus estudos por meio de uma especialização sobre Espiritualidade.
De volta a Brusque, tornou-se diretor da Casa Padre Dehon, em meio ao processo de transição do seminário para a retomada da casa de retiros. Por fim, passou seis anos servindo como pároco em Itajaí e, por mais seis anos, como pároco em Jaraguá do Sul.