A Fundema de Brusque divulgou resultado de análise da água em diversos pontos do rio Itajaí-Mirim. Para o estudo foi levado em consideração os parâmetros legais para monitoramento das águas dos rios, conforme resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA 357/2005).
O engenheiro químico da Fundema, Klaus Peter Schlei, explicou o trabalho realizado. “Fizemos diversas análises, 31 parâmetros foram analisados. Entre estes, ressalta-se arsênio, atrazina, benzeno, cádmio, cianeto livre, cromo, DBO (demanda bioquímica de oxigênio), fenol, glifosato, mercúrio, nitrogênio e zinco, além da turbidez, que apresentou problemas. Existe um parâmetro denominado turbidez que é comum que se analise em cursos hídricos. A turbidez é a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, conferindo uma aparência turva à mesma,” esclareceu.
Schlei aproveitou e falou sobre a importância da pesquisa. “Assim podemos elencar possíveis focos de poluição nestes pontos nos quais a água foi testada e buscar tratativas. Busca-se também entender se há substâncias com potencial de perigo para o abastecimento público, e também relacioná-las à localização e possíveis geradores destes poluentes na localização no qual a substância foi encontrada,” disse.
Pontos de Coleta:
Rio Itajaí-Mirim – Ponte na Rua Olimpio Gadotti – Limoeiro
Rio Itajaí-Mirim – Ponte na Rua João Becker – Santa Rita
Rio Itajaí-Mirim – Ponte na Rua Luiz Gonzaga Werner – Bateas
Rio Itajaí-Mirim – Ponte na Rua João Bianchini – Rio Branco
Rio Itajaí-Mirim – Ponte na Rua Barão do Rio Branco – Centro
Ribeirão Limeira – Ponte na Rua Dorval Luz (próxima ao Açougue Rieg) – Limoeiro
Rio Itajaí-Mirim – Ponte na Rua Guilherme Alberto Frederico Hoeffelmann – Rio Branco
Rio Itajaí-Mirim – Ponte Rua Estefano Voss – Cristalina
Ribeirão Águas Claras – Ponte na Rua Gustavo Schlosser – Centro 1
Rio Guabiruba – Ponte na Rua Henrique Deichmann – Guarani
Rio Itajaí-Mirim – Ponte na Av. Hugo Schlosser – Maluche
A análise revelou que a maioria dos pontos estudados, segundo os parâmetros analisados, apresentaram conformidade com os limites de qualidade de água estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005. No entanto, a entidade identificou pontos que não correspondem aos padrões da normativa, sendo eles:
Rua João Becker: Turbidez de 160 NTU (acima do limite de 100 NTU).
Rua Luiz Gonzaga Werner: Turbidez de 220 NTU (acima do limite de 100 NTU).
Rua Guilherme Alberto Frederico Hoeffelmann: Turbidez de 200 NTU (acima do limite de 100 NTU).
O relatório da Fundema destacou que valores indicam interferência da atividade humana, como por exemplo obras de terraplanagem, visto que a área é intensamente povoada. E que os pontos vão ser acompanhados, uma vez que a turbidez elevada pode prejudicar a qualidade da água.
Como conclusão, a nota técnica salienta que os resultados das análises reforçam a relevância do monitoramento contínuo da qualidade das águas superficiais no município de Brusque, especialmente nos pontos em que a turbidez excedeu os limites estabelecidos. A instituição vai continuar o monitoramento, adotando as medidas necessárias para assegurar a qualidade e segurança dos recursos hídricos. Além disso, a nota destaca que serão ampliadas as ações de monitoramento, incluindo a análise de mais parâmetros e análises em mais pontos do município, incluindo mais cursos de rios da cidade.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque