Publicidade

Geração Empreendedora: Alunos apresentam trabalhos na etapa local

Projeto da FACISC é aplicado no município através da ACIBr

Fonte: Amabile Nazário/Ideia Comunicação

Publicidade

Visando despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista, o projeto Geração Empreendedora, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), é aplicado em Brusque através da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). Na tarde desta sexta-feira, 29 de agosto, foi realizada a banca local dos trabalhos. Nesta edição a iniciativa contemplou alunos da 2ª série do Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense Campus Brusque (IFC Brusque).

O projeto Geração Empreendedora é realizado há mais de oito anos pela FACISC e, na região, é a quarta vez que está sendo aplicado, através do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE Brusque), Núcleo das Mulheres Empresárias e Núcleo de Tecnologia e Inovação.

Fomento ao empreendedorismo

Representando o Núcleo das Mulheres, Simone Dalbosco explica que a iniciativa fomenta o empreendedorismo. “Iniciamos os encontros com os alunos em julho e ele oportuniza aprender um pouco mais sobre como é empreender. Em grupo, eles criaram empresas fictícias e hoje apresentaram a proposta para uma banca avaliadora, composta por empresários convidados. Quem vencer esta etapa avança para a regional, representando a nossa ACI”, comentou.

Ela ressalta que ver a evolução dos jovens durante a aplicação do Geração Empreendedora desperta um sentimento de gratidão. “Trabalho na área de empreendedorismo e mentoria, por isso, é gratificante ver eles tão novos utilizando todas as técnicas e ensinamentos do projeto em seus trabalhos e também a criatividade na hora de criar suas empresas”.

O representante do Núcleo de Tecnologia e Inovação, Deivid Sant’Ana, compartilha do mesmo sentimento. Ele frisa que os estudantes surpreendem pela evolução. “Foi uma surpresa boa, um misto de orgulho vê-los tão desenvoltos apresentando suas empresas. Superou minhas expectativas, pois quando iniciamos os estudantes eram mais tímidos e nem todos eram amigos pela diferença entre os cursos. Então, ao longo dos encontros eles foram se soltando e hoje se saíram maravilhosamente bem”.

Ele ainda reforça a importância do fomento ao empreendedorismo. “Ter esse contato com o empreender desde muito jovem expande os horizontes, é uma oportunidade enriquecedora, tornando a opção de entrar no mundo dos negócios futuramente mais palpável”, completou.

Representando o Núcleo de Jovens Empreendedores, Jeronimo Silva, fala que é emocionante ver a empolgação dos alunos. “É maravilhoso acompanhar como a nova geração pensa em empreender. Eles reconhecem que o empreendedorismo não é somente abrir um negócio, pois há outras vertentes. É magnífico ver o sorriso deles apresentando suas empresas e também empolgados durante a pesquisa”, comentou.

Contribuição na formação

O professor do IFC Brusque, Eddy Ervin Eltermann, que acompanhou a aplicação do projeto, destaca que a iniciativa contribui na formação dos jovens.

“Acredito que o projeto vem para agregar na formação. É fundamental para que os alunos conheçam um pouco do mundo do empreendedorismo, desenvolvam novas ideias e expandam seus horizontes. As dinâmicas e conteúdos foram importantes, os alunos estavam empolgados para participar”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.