Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Governo do Estado inaugura Penitenciária Industrial de São Bento do Sul

As novas unidades que estão sendo inauguradas são fundamentais para o aprimoramento das políticas públicas no sistema prisional

Fonte: Roberto Zacarias / Secom

Publicidade

O governador Jorginho Mello inaugurou nesta quinta-feira, 27, a nova Penitenciária Industrial de São Bento do Sul. A Penitenciária Industrial de São Bento do Sul será focada na ressocialização dos detentos por meio do trabalho e da educação. Durante a cerimônia, ainda foram entregues pelo Governo do Estado, em um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, três viaturas e 1.100 coletes balísticos para a Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).

“Agora temos 54 unidades prisionais em Santa Catarina. Uma obra necessária para o nosso trabalho de ressocialização que é referência para o país. Presídios laborais, onde o apenado possa aprender uma profissão, que ele possa produzir”, destacou o governador.

“O plano de governo do governador Jorginho Mello trabalha pela ressocialização, e vem contribuindo para a recuperação das pessoas privadas de liberdade. Para que essa pessoa volte para a sociedade melhor. Além disso, estão sendo entregues equipamentos pelo Governo do Estado, que irão auxiliar no dia a dia dos policiais penais”, ressaltou o secretário da SAP, Carlos Alves.

As novas unidades que estão sendo inauguradas são fundamentais para o aprimoramento das políticas públicas no sistema prisional. “A partir de agora temos alguns detalhes a serem finalizados, desde a contratação de pessoal, adaptações das salas, internet e outros. A SAP vai se dedicar a isso, para aí começar a receber as pessoas privadas de liberdade gradativamente”, reiterou a secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini.

A nova unidade prisional catarinense teve um investimento de R$ 32.915.697,24 e tem capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado. A edificação é cercada por uma muralha de 6 metros de altura e possui quatro torres de vigilância com 10 metros de altura nas extremidades da unidade.

O local possui um módulo de oficinas com aproximadamente 964 metros quadrados e um módulo educacional com cinco salas de aula, cada uma com capacidade para 25 apenados, além de uma sala de informática, biblioteca, sala dos professores, entre outros.

A penitenciária de São Bento do Sul também conta com áreas específicas para assistência à saúde, incluindo consultório odontológico, consultório médico, posto de enfermagem, quartos individuais e coletivos para isolamento e tratamento médico. Também dispõe de uma sala de atendimento social, sala para audiências, sala da OAB e 11 parlatórios.

Com foco na sustentabilidade ambiental, a edificação possui um sistema de coleta e armazenamento de água pluvial para reutilização nas áreas externas, além de um reservatório com capacidade para 333 mil litros de água, com sistema de aquecimento e recirculação de água.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.