No dia 11 de setembro, o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (GRUPIA) realizará uma assembleia entre 9h e 11h no auditório do Bloco C do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, no bairro Santa Terezinha. O encontro reunirá lideranças religiosas, acadêmicas e comunitárias para tratar de temas ligados à defesa da vida, ações sociais e planejamento institucional.
Ordem do dia
A programação inicia com a instalação da assembleia e um momento de oração conduzido pelo padre Sérgio Luís Pedrotti, pároco da Paróquia São Judas Tadeu. Em seguida, o professor e doutor em Filosofia, José Francisco dos Santos, fará a alocução intitulada “A história de uma farsa”.
Outro ponto de destaque será a leitura, discussão e votação de uma Carta Aberta dirigida aos 81 senadores e 513 deputados federais. O documento pede a aprovação de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta os efeitos do decreto nº 12.574/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que revogou norma anterior do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a proteção de direitos desde a concepção.
Ações solidárias e Natal de Amor e Fé
A assembleia também deliberará sobre a realização do XIII Natal de Amor e Fé, cuja meta é atender 350 famílias carentes com aves natalinas prontas para assar, cestas básicas, pacotes de Natal e oito mil doces natalinos. Entre as ações previstas estão:
- venda de 1.200 cartões para a Macarronada Beneficente, que acontece no Pavilhão da Fenarreco em 5 de dezembro;
- mutirões para preparo das refeições, organização do buffet, entrega de marmitas e confecção dos doces;
- arrecadação de ingredientes e brindes para sorteios;
- confraternização de fim de ano com a Família GRUPIA e o Instituto Bom Samaritano, além da celebração do aniversário do vice-decano Pastor Marcos Fagundes.
Institucional e eleições da BOMSA
Outro ponto em pauta será a pré-assembleia da Associação Instituto Bom Samaritano (BOMSA), que antecede a eleição e posse dos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. A entidade, de inspiração cristã, atua no apoio às demandas sociais e na defesa da dignidade humana em parceria com o poder público e organizações da sociedade civil.
Celebração de 15 anos
O encontro também marcará a comemoração dos 15 anos do GRUPIA, fundado em 8 de outubro de 2010. Criado a partir da união entre o Conselho Tutelar, Judiciário, Ministério Público, polícias, OAB, Corpo de Bombeiros, igrejas, associações empresariais e outras entidades, o grupo tem como missão garantir a prioridade absoluta no atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias em Brusque.