Publicidade

GRUPIA celebra 15 anos de atuação em defesa da infância e adolescência

Fundado em 2010, grupo reúne instituições e lideranças em torno da ética, da proteção familiar e do desenvolvimento humano

Fonte: Divulgação

Publicidade

O Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (GRUPIA) celebra neste mês de outubro seus 15 anos de fundação, reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e com o fortalecimento das famílias de Brusque e região. Criado em 8 de outubro de 2010, o grupo nasceu de uma ação integrada entre o Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, OAB, Prefeitura e Câmara Municipal, além de igrejas, entidades empresariais, instituições de ensino e veículos de comunicação.

A fundação foi presidida pelo Dr. Geomir Roland Paul, juiz titular da Vara da Família, Infância, Juventude e Fazenda Pública e diretor do Foro da Comarca de Brusque, à época, e contou com o engajamento de diversos representantes da sociedade civil organizada. Desde então, o GRUPIA tem se consolidado como um movimento de união e ação ética em prol da proteção integral de crianças e adolescentes.

“Um grupo que nasceu do engajamento da sociedade”

Ao recordar os 15 anos da fundação, Dr. Geomir destaca que o GRUPIA nasceu da necessidade de ampliar o envolvimento da sociedade na proteção da infância e juventude.

“Na época, percebemos que a proteção dos direitos das crianças e adolescentes estava restrita ao Conselho Tutelar, Ministério Público e Judiciário, e que era necessário envolver toda a sociedade, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Foi assim que criamos o GRUPIA. Ao longo desses 15 anos, o grupo tem desenvolvido seu trabalho com muita seriedade, livre de qualquer vínculo político ou ideológico, o que tem garantido sua permanência e reconhecimento social”, afirma.

Segundo ele, a longevidade do grupo se explica pelo propósito coletivo. “Muitas entidades nascem e desaparecem antes de completar 15 anos. O GRUPIA resiste porque é sustentado pelo engajamento de todos que acreditam na importância de proteger nossas crianças e adolescentes. Mesmo diante de críticas ou resistências pontuais, o grupo se mantém forte porque sua missão é clara e apartidária. E essa trajetória de resistência e continuidade também se deve ao trabalho dedicado de Paulo Vendelino Kons, que tem conduzido o GRUPIA com responsabilidade, ética e profundo comprometimento com a causa”, completa.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alberto Civinski, que por muitos anos atuou na cidade de Brusque, também enaltece a atuação do GRUPIA nesses 15 anos de trajetória. “É uma organização sem fins lucrativos que, em Brusque e região, atua de forma firme e incansável para proteger todos os interesses da comunidade que têm influência sobre as famílias, onde estão o seu principal alvo, que é o de dispensar o melhor tratamento para a proteção dos direitos das nossas crianças e dos adolescentes. Sua ação tem sido firme e marcante ao longo desses 15 anos. Por isso, entendo que não devemos poupar elogios e apoio a todas as iniciativas desse valoroso grupo. Parabéns a todos os dirigentes e apoiadores diretos e indiretos, sempre bem liderados pelo competente e querido amigo, Paulo Kons”, frisa.

Celebração dos 15 anos

A programação comemorativa dos 15 anos ocorreu na quarta-feira, 8, com momentos de fé, confraternização e planejamento. Na oportunidade foi celebrada Missa de Ação de Graças no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Azambuja, presidida pelo Padre Alvino Introvini Milani, cofundador e decano do GRUPIA. Na sequência, ocorreu a Assembleia do GRUPIA na sede do Instituto Catarinense Anjos do Peito, com pauta dedicada às deliberações finais do tradicional Natal de Amor e Fé, que chega à sua 13ª edição em 2025. Logo após, houve o apagamento das velas de 15 anos, com partilha de bolo e confraternização entre os membros.
Já no domingo, dia 12 de outubro, às 18h30, será realizado um Culto de Ação de Graças na Igreja Evangélica Calvário, conduzido pelo Pastor Marcos Antônio da Silva Fagundes, vice-decano do GRUPIA.

Uma missão que não se omite
Durante a missa de Ação de Graças, o Padre Alvino Milani destacou a missão do grupo em enfrentar os desafios da sociedade sem se omitir diante de temas sensíveis que envolvem crianças, adolescentes e famílias.

“O GRUPIA tem a missão de debater e agir frente aos problemas sociais, não de se calar. Assim como na oração do Pai Nosso, aprendemos que não podemos nos furtar de nossa responsabilidade, de nossa missão com Deus, para o bem coletivo. É um chamado para que todos sejam parte dessa rede de proteção”, afirmou o sacerdote.

Inspirado por princípios cristãos e guiado pela ética como valor central, o GRUPIA busca promover um ambiente familiar fortalecido e protetor, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, e o enfrentamento das diversas formas de violência e exclusão social.

Entre suas metas estão o combate ao uso de drogas, a inclusão educacional efetiva, o estímulo ao convívio social saudável e a ampliação das oportunidades de qualificação profissional para adolescentes e jovens. O grupo também atua no fortalecimento das redes de proteção, por meio de ações conjuntas entre poder público, sociedade civil e organizações religiosas.

Agenda de atividades

O GRUPIA mantém uma agenda permanente de encontros e iniciativas. Em novembro, haverá assembleia mensal no auditório da UNIFEBE, e em dezembro as atividades culminam com o XIII Natal de Amor e Fé, incluindo a tradicional Macarronada Beneficente, que será realizada no dia 5 de dezembro; o mutirão para confecção de doces e o almoço de confraternização natalina da Família GRUPIA, em Nova Trento.

Fotos: Confraternização 15 anos, Macarronada Solidária, Sessão Solene Semana da Família

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.