A Assembleia do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência de Brusque (GRUPIA), realizada na manhã desta quinta-feira, 12 de março, no auditório do Bloco C da Unifebe, foi marcada por um momento de profunda emoção e reconhecimento. O ponto mais significativo do encontro foi a homenagem prestada ao pastor Gilmar Doerner, falecido em 1º de fevereiro deste ano, com a entrega do Troféu Fazedores do Bem aos seus filhos, em reconhecimento ao legado construído por ele junto ao grupo e à comunidade.
A homenagem foi conduzida pelo presidente do GRUPIA, Paulo Vendelino Kons, que fez a leitura da mensagem do troféu e destacou a trajetória de pastor Gilmar como alguém que deixou marcas de fé, serviço, cuidado e compromisso com a missão de proteger a infância, a adolescência e as famílias. O troféu foi entregue aos filhos Tiago Ivan Doerner e Graziele Doerner Beilfuss, na presença do genro, pastor Jackson Beilfuss.
Ligado de forma muito próxima à caminhada do GRUPIA, pastor Gilmar foi lembrado durante toda a assembleia pelo apreço que tinha pela missão do grupo e pela forma como se dedicava às causas humanas e comunitárias. Em um dos momentos mais tocantes da manhã, o filho Tiago agradeceu o reconhecimento e, bastante emocionado, compartilhou uma reflexão que resumiu o sentimento da família diante da homenagem.
“Herança a gente deixa para alguém. Legado a gente deixa em alguém. Tudo o que o pai fez ao longo da vida, muitas vezes até abrindo mão de momentos com a família e da convivência conosco, com os filhos, foi para ajudar e estar com as pessoas. No dia da despedida, muitas pessoas vieram falar conosco, nos agradecer e dizer que ele também foi pai para elas”, disse.
A fala emocionada resumiu, com profundidade, o sentimento que tomou conta da assembleia. As palavras de Tiago traduziram a dimensão humana do legado de pastor Gilmar: uma vida marcada pela presença, pelo cuidado e pela capacidade de tocar outras vidas de forma tão intensa, que seu exemplo permaneceu no coração de muitas pessoas.
A homenagem ganhou ainda mais significado com as manifestações da filha e pastora Graziele Doerner Beilfuss e do genro, o pastor Jackson Beilfuss, que falou sobre a missão que marcou a caminhada de Gilmar Doerner, pautada pelo amor, pela fé, pela palavra e pelo cuidado com o próximo. Vários integrantes do GRUPIA também se manifestaram e recordaram a pessoa generosa, acolhedora e comprometida que ele foi.
Além da homenagem, a assembleia contou com momento de oração conduzido pelo padre Alvino Introvini Milani, capelão do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja e decano do GRUPIA e a conferência “Ser cristão no tempo presente”, ministrada por José Francisco dos Santos, mestre e doutor em Filosofia, que propôs uma reflexão sobre os desafios de viver a fé de forma autêntica em um tempo marcado pela tecnologia digital, pela polarização, pelo secularismo e pela ansiedade.
Durante o encontro, também foi apresentado o informe sobre a ampliação das ações de orientação e apoio a gestantes, puérperas e mães no processo de amamentação, desenvolvidas pelo Instituto Catarinense Anjos do Peito, com expansão do atendimento para a Policlínica Municipal de São João Batista, no Vale do Rio Tijucas. A assembleia ainda incluiu a prestação de contas do XIII Natal de Amor e Fé e a apreciação dos próximos passos do GRUPIA.
Entre os encaminhamentos definidos na manhã desta quinta-feira, ficou estabelecido que o grupo não realizará mais assembleias mensais, mas permanecerá com as ações como a Semana da Família, Natal de Amor e Fé, dentre outras atividades. O GRUPIA seguirá com seu grupo de trabalho e passará a convocar assembleias sempre que houver necessidade de discutir pautas relevantes relacionadas às bandeiras que defende em favor da criança e do adolescente.
Fundado em 8 de outubro de 2010, o GRUPIA reúne instituições e segmentos da sociedade de Brusque em torno da promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Comunicar Jornalismo
















