A tarde de 24 de julho foi de muita alegria, risadas, encontros de amigas e um jogo de bolão. O grupo Trevo da Amizade, formado há 40 anos no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, recebeu o Grupo de Bolão Primavera, de Barra Velha.
“Em maio nosso grupo esteve em Barra Velha. Fomos muito bem recepcionadas pelo grupo Primavera, que nos levou a diversos pontos turísticos da cidade durante a manhã e, à tarde, fomos até o clube delas para jogar bolão e tomar um café. E hoje estamos recebendo a equipe aqui em Brusque. De manhã todas aproveitaram para fazer compras e agora de tarde nos reunimos no clube Caça e Tiro para o jogo de bolão”, explica a presidente do Grupo Trevo da Amizade, Roseli Debatin Campi.
Para ela, momentos assim são importantes para manter viva a tradição deste esporte tão praticado em Santa Catarina. “Infelizmente houve uma diminuição no número de praticantes no decorrer dos anos. Nós nos reunimos uma vez por semana para jogar e acredito que os jovens não têm mais esse tempo livre. Então, ter essa interação com os grupos que ainda persistem é uma maneira de manter o esporte vivo, aproveitando para conhecer novos lugares e nos divertindo. Além disso, também estamos sempre convidando novas pessoas para se integrar ao grupo”.
A presidente do Grupo de Bolão Primavera, de Barra Velha, Liziana Brugnago, ressalta que é sempre um prazer vir a Brusque jogar com o Trevo da Amizade. “São pessoas maravilhosas, cheias de energia, uma turma unida e que nós adoramos jogar junto. São muitos anos de parceria. Foi um prazer recebê-las em Barra Velha, em maio, e hoje está sendo muito divertido nossa visita a Brusque”.
40 anos de história
Fundado em 12 de abril de 1985, o grupo Trevo da Amizade completou 40 anos em 2025. E para celebrar a data do único grupo de bolão que segue ativo no Clube Caça e Tiro, as integrantes estão preparando um almoço especial, que vai reunir participantes de todos os tempos.
“Acredito que o grupo ainda persiste por conta das suas fundadoras que fizeram ele acontecer. E é nosso legado manter esta prática viva. Estou com elas há cerca de 10 anos, mas conheço a equipe há três décadas. É notória a amizade que cultivamos, algo que já se tornou uma família. Por isso, vamos comemorar essa trajetória com um almoço especial e diversas homenagens”, comentou a presidente Roseli.
Por fim, ela expressa o desejo de vida longa ao grupo. “Espero que possamos comemorar mais 10, 20, 30, 40 anos. Talvez não sejamos nós a alcançar esta marca, mas nossas filhas, netas ou bisnetas. O importante é passar em frente este lindo legado”.