Na última quinta-feira (19), a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) participou de uma capacitação voltada para a fiscalização de pesos e dimensões, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, por meio do Posto de Comando de Gaspar.
A capacitação teve duração de 10 horas-aula e reuniu também representantes da Guarda de Trânsito de Pomerode, Guarda de Trânsito de Gaspar e do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque.
O treinamento teve como objetivo aprimorar a atuação dos agentes na verificação do transporte de cargas acima dos limites legais. O transporte irregular de cargas contribui para o desgaste da malha viária e para os sinistros de trânsito, como por exemplo a falta de freio ou derramamento de carga.
Durante o período da manhã, os participantes receberam embasamento teórico sobre a legislação aplicável, com destaque para a Lei nº 9.503/97 Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a resolução nº 946 e 882, ambas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Portaria nº 268 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatram). Já à tarde, a instrução seguiu para a parte prática, realizada no bairro Zantão, com abordagens a veículos de carga para aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.
Na fiscalização prática, foram constatadas diversas irregularidades, entre elas:
• Art. 67-C do CTB: proibição ao motorista profissional de dirigir por mais de 5 horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de cargas;
• Art. 230, IX: conduzir veículo sem equipamento obrigatório ou com equipamento ineficiente/inoperante (tacógrafo);
• Art. 230, X: conduzir veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran (tacógrafo com disco irregular).
Todos os veículos abordados foram liberados após a devida regularização no local.
Esta capacitação representa mais um passo na profissionalização da equipe que atua nas ruas de Brusque. “A atualização constante dos nossos agentes é fundamental para garantir um trânsito mais seguro e organizado”, comentou o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.
“Esse tipo de treinamento, realizado em parceria com órgãos de referência, fortalece nossa atuação preventiva e assegura mais proteção à população”, finalizou.