A Havan, uma das maiores redes de lojas varejistas do Brasil, prepara um evento especial para debater a dislexia, um transtorno de aprendizagem que afeta cerca de 4% da população brasileira. O 3º Simpósio de Dislexia será realizado dia 14 de março, na Sociedade Beneficente, em Brusque (SC), com palestras e debates sobre o assunto. O evento será realizado em parceria com a Instituto Facilitá, focado em atendimentos especializados em psicologia, fonoaudiologia, desenvolvimento e bem-estar.
A dislexia é uma forma diferente do cérebro processar a linguagem, dificultando a conexão entre o som da fala e a letra escrita. Não é uma doença, mas um transtorno que afeta cerca de 10% da população mundial, de acordo com a Associação Internacional de Dislexia (IDA). Na prática, isso gera desafios diários na leitura e na escrita para milhões de brasileiros.
O dono da Havan, Luciano Hang, explica que no simpósio serão abordados temas como inclusão, diagnóstico e estratégias para o desenvolvimento das pessoas afetadas pelo transtorno. “Eu tenho dislexia e aprendi a ler aos 12 anos. Sei dos desafios que enfrentamos desde a infância até a vida adulta. Esse simpósio é para trazer luz sobre esse tema tão importante”, afirma.
O evento acontece entre 8h e 19h, com entrada gratuita e vagas limitadas. Haverá palestras relacionadas ao tema com as doutoras Maria Inez de Luca, Dra. Ana Paula Silva, Keila Chicralla, Angela Nico e professor Felipe Ponce.
“Todos estão convidados a participar. Você não precisa ter dislexia ou conviver com alguém que tenha para se interessar sobre o assunto. Pais, professores, jovens, adultos, idosos, todas as pessoas que tem interesse em conhecer mais sobre esse transtorno serão bem-vindos. Será um dia de muita informação”, convida o empresário.















