A Polícia Militar atendeu a ocorrência de tentativa de homicídio na manhã de quinta-feira, 6, no Bairro da Velha, em Blumenau.
No local, os policiais conversaram primeiramente com as vítimas, dois homens de 41 e 42 anos. O homem, de 41 anos, havia alugado seu apartamento para um homem de 57 anos e, desde outubro de 2024, solicitou que ele desocupasse o imóvel, pois não iria renovar o contrato de aluguel do apartamento, localizado no terceiro andar.
O inquilino se recusava a deixar o imóvel. Então, o proprietário, acompanhado de um amigo, foi até o apartamento para conversar. No local, chamaram pelo inquilino, mas não obtiveram resposta. O proprietário abriu a porta e chamou novamente, momento em que o inquilino mandou que ele saísse e foi em direção ao quarto. Temendo que o inquilino estivesse armado, o proprietário aplicou um mata-leão, mas logo o soltou. Nesse momento, o inquilino pegou um revólver que estava em uma caixa e indicado na direção do proprietário, que pegou. Ao descer as escadas do prédio, o inquilino efetuou um tiro contra ele, com o intuito de acertá-lo.
O amigo do proprietário, que estava ao lado da porta, entrou em luta corporal com o autor e conseguiu desarmá-lo. Em posse da arma, ambos saíram do prédio e acionaram a polícia.
No momento da chegada da guarnição, o proprietário e seu amigo estavam na rua, em frente ao prédio, e informaram que o autor estava no apartamento. Com o apoio de mais policiais, os militares solicitaram que o inquilino saísse. Ele desceu e foi apresentado sem alterações. Foi realizada uma busca no apartamento para verificar a presença de outras armas, mas nada foi encontrado.
A arma utilizada era um revólver calibre .38, com seis munições, sendo uma deflagrada. O inquilino apresentou o certificado de registro da arma, porém, o documento estava vencido.
Após os procedimentos, foi dada voz de prisão ao autor, sendo informados seus direitos. Ele optou por não prestar depoimento sem a presença de um advogado, exercendo o direito de permanência em silêncio. A arma e as munições foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia, inclusive com o autor e as vítimas.
No local, foi realizado levantamento fotográfico, onde foi possível identificar o ponto em que o projeto parou, além de uma gota de sangue. As vítimas apresentaram lesões leves e dispensaram atendimento médico.
O autor foi conduzido à Polícia Científica para realização de exame de corpo de delito e, posteriormente, conduzido à Central de Polícia Civil para continuidade dos procedimentos.
Fonte: COPOM/Blumenau