Na manhã de quarta-feira, 15 de outubro, por volta das 10h39, uma operação da Polícia Militar de Santa Catarina, no bairro Vila Germer, em Timbó, resultou na prisão de um homem de 42 anos por tráfico de drogas e no resgate de um cão em situação de maus-tratos.
A ação foi desencadeada durante o cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão, com base em denúncias sobre possível presença de arma de fogo no local.
Durante as buscas, os policiais encontraram porções de cocaína, crack e maconha, além de balança de precisão, máquina de cartão e anotações financeiras que indicam movimentações típicas do tráfico de drogas.
Também foi apreendido um aparelho celular que estava com o suspeito. No local, funcionava uma espécie de pensão informal, onde foram localizadas outras nove pessoas — homens e mulheres adultos — que alegaram estar apenas pernoitando e se identificaram como usuários de drogas.
Além das drogas, os policiais encontraram um cão da raça pitbull, mantido em condições extremamente insalubres: trancado em um pequeno espaço, sem acesso à água, cercado por fezes e apresentando sinais visíveis de desnutrição e doença.
Segundo uma familiar do morador, o animal estaria com câncer, mas não recebia cuidados veterinários.
O homem recebeu voz de prisão em flagrante e teve os direitos constitucionais garantidos, incluindo o direito ao silêncio e ao acompanhamento jurídico.
Ele foi conduzido à Polícia Científica para avaliação médica devido a uma lesão na mão, e, em seguida, levado à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos legais.
O cão foi resgatado por uma ONG de proteção animal, que iniciou o atendimento veterinário e dará continuidade ao processo de recuperação e futura adoção responsável.