Na manhã deste domingo (24/8), um homem de 48 anos morreu após sofrer um mal súbito durante uma trilha na Pedra da Tartaruga, em Garuva, no Norte de Santa Catarina.
A ocorrência foi registrada por volta das 10h18min, quando o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento. A guarnição de Garuva empregou uma caminhonete e iniciou o deslocamento até o local. Inicialmente, a informação repassada era de que a vítima havia sofrido um infarto.
Também foi acionada a aeronave Águia-01, mas o deslocamento aéreo não foi possível devido às condições climáticas. Foram ainda mobilizados os Bombeiros Voluntários e uma unidade avançada do SAMU para apoio.
Atendimento à vítima
O deslocamento da viatura 4×4 até o início da trilha foi de cerca de 75 km, levando aproximadamente três horas. Em seguida, a equipe percorreu 4,5 km de trilha até alcançar o ponto onde a vítima estava.
De acordo com informações, o homem entrou em parada cardiorrespiratória por volta das 10h20 e recebeu manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) realizadas por dois guias, um deles Bombeiro Voluntário, até próximo das 12h.
Cerca de 20 minutos após a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros Militar, os Bombeiros Voluntários e a equipe médica do SAMU também chegaram ao local. O médico constatou oficialmente o óbito.
A extração do corpo até a ambulância avançada do SAMU foi feita com o uso de maca com roda de transporte, o que facilitou o deslocamento pela trilha. A operação de retirada levou aproximadamente 2h30min até o término do trajeto de 4,5 km.
Fonte: Corpo de Bombeiros