Durante a madrugada deste sábado (2), por volta das 2h, a Polícia Militar prendeu dois homens por furto de produto ambiental no bairro Minas, em Ilhota. A ação foi realizada pela equipe do Tático, que realizava rondas preventivas na rua Bento Jacó de Oliveira.
Os policiais abordaram um veículo Ford Ka com placas de São Paulo, ocupado por dois homens — o condutor de 52 anos e o passageiro de 32. No interior do carro foram encontradas aproximadamente 500 unidades de palmito nativo, extraídas ilegalmente de uma mata localizada no bairro Gaspar Alto, cidade de Gaspar.
Carga renderia cerca de 500 vidros para venda clandestina
Questionados, os envolvidos relataram que a carga seria transportada para Camboriú, onde os palmitos seriam envasados e vendidos ilegalmente. O condutor ainda estava com R$ 2.400 em espécie.
A Polícia Militar considera o caso um crime ambiental grave, já que o palmito nativo (geralmente da espécie juçara) é protegido por lei, e sua extração é proibida sem autorização dos órgãos ambientais.
Autores foram presos e conduzidos à delegacia
Diante dos fatos, os dois homens receberam voz de prisão e foram conduzidos à Central de Plantão Policial (CPP), juntamente com todo o material apreendido. A carga de palmito e o valor em dinheiro ficarão à disposição da autoridade competente para os procedimentos legais.
A extração e comercialização ilegal de palmito nativo não apenas causa danos ao meio ambiente, como também caracteriza crime ambiental, conforme previsto na Lei 9.605/1998.
