Publicidade

Horto Florestal recebe alunos do Colégio São Luiz

Visita serviu para aproximar as crianças da natureza e entender a importância da preservação do meio ambiente

Fonte: Secon/Brusque

Publicidade

Na última quinta-feira (16), o Horto Florestal recebeu uma visita muito especial dos alunos do Colégio São Luiz. Foram duas turmas do Nível D, com crianças de 5 anos de idade, que participaram da atividade uma no período matutino, e outra no vespertino, totalizando cerca de 80 alunos.

Durante a visita, os pequenos puderam conhecer de perto o funcionamento do Horto Florestal e acompanhar o processo de plantio e cuidado das flores que embelezam a cidade. A ação integra o conteúdo do material didático do capítulo “Crescer para Florescer”, que busca despertar nas crianças o interesse pela natureza e pelo meio ambiente.

As professoras Andressa dos Santos Offeney Peralta, Diana Spotti da Silva, Eloisa Erbs Franzen e Talita Bodenmüller Martins foram responsáveis pela organização da atividade, que proporcionou uma verdadeira imersão no universo das plantas. Entre as espécies apresentadas estavam, Cinerária marítima, Sálvia vermelha, Abacaxi roxo, Begônia, Grama azul, Hera roxa, entre outras.

Além de observar as plantas, as crianças colocaram a mão na terra: cada uma encheu um saquinho com barro e levou para casa uma semente de girassol para plantar junto com a família. A proposta estimula o desenvolvimento sensorial explorando cores, cheiros e texturas e reforça a importância do contato com a natureza para o bem-estar e a aprendizagem.

Quem acompanhou as turmas durante todo o passeio, explicando o processo de cultivo das flores e a rotina do local foi a diretora-geral do Horto Florestal, Rafaela Maestri. “É uma alegria ver o encantamento delas ao conhecer as flores e entender como funciona o Horto Florestal”, comentou Rafaela.

“Esse contato direto desperta a curiosidade e o respeito pela natureza. Além disso, elas percebem que o nosso trabalho aqui reflete na beleza da cidade onde vivem”, completou a diretora.

Mãe do pequeno Pedro, de 6 anos, Vanessa Wippel fez uma pequena “entrevista” com seu filho após a chegada dele em casa. “Ele disse que gostou da parte do picnic”, disse Vanessa, rindo.

“Já até plantamos o girassol que ele trouxe todo feliz. Ele gosta dessas coisas”, completou a mamãe, toda orgulhosa.

Esse tipo de atividade exerce um impacto muito positivo nas crianças. “Ver as crianças se encantando com o trabalho realizado no Horto Florestal é muito gratificante”, disse o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, que também esteve presente no evento.

“Elas representam o futuro da nossa cidade e iniciativas como essa despertam o cuidado com a natureza e o sentimento de pertencimento em relação aos espaços públicos”, concluiu.

A visita foi marcada por muita curiosidade, aprendizado e alegria, num momento de integração entre educação e meio ambiente, trazendo o papel do Horto Florestal como um espaço de conhecimento e preservação da natureza.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.