O Hospital Azambuja, instituição filantrópica com mais de um século de serviços prestados à comunidade do Médio Vale do Itajaí, e o Senac Brusque firmaram uma parceria inédita para concessão de 80 Bolsas de Estudos integrais no Curso Técnico em Enfermagem. A iniciativa direciona recursos da sociedade para a sociedade, ao unir duas frentes estruturantes – Educação e Saúde – na formação de profissionais essenciais para a rede de atenção local. O Hospital Azambuja está presente em Brusque desde 1902, com atendimento 24 horas, UTIs, centro cirúrgico e diversas especialidades, mantendo investimentos contínuos em infraestrutura e qualidade assistencial.
Investimento social direto – A ação amplia o acesso à educação profissional de qualidade e atende a uma demanda crescente por técnicos de enfermagem, com expansão de serviços, envelhecimento populacional e foco em segurança do paciente.
Como diferencial, além do pagamento integral de 80 Bolsas de estudo, 100% dos estágios curriculares ocorrerão no próprio Hospital Azambuja, garantindo imersão prática sob protocolos e tecnologias utilizados no cotidiano do hospital e acelerando a transição do estudante para a realidade do cuidado.
No Senac Brusque, os estudantes serão acompanhados por docentes atuantes na área da saúde e contarão com laboratório de enfermagem em expansão e recursos de simulação previstos no plano de curso (manequins de RCP adulto/infantil/neonatal, bomba de infusão, DEA de treinamento, incubadora, berço aquecido, entre outros), o que aproxima teoria e prática com segurança e qualidade.
A excelência pedagógica é reconhecida: o Curso Técnico em Enfermagem do Senac Brusque possui o Selo de Qualidade COFEN (PNQ/COFEN), com 98,6% de aprovação, o maior índice de Santa Catarina – chancela que reforça infraestrutura, processos educacionais e foco nas metas de segurança do paciente.
Além disso, o Senac Santa Catarina fortalece a inovação na formação em saúde por meio do Senac Hub Saúde (Blumenau), com laboratório realístico e simulador de paciente para cenários de alta fidelidade, elevando o padrão das experiências práticas no estado.
Processo Seletivo – 80 Bolsas de Estudos integrais
Coletiva e inscrições
- 09/02 – Coletiva de imprensa às 10h, no Hospital Azambuja, com abertura das inscrições.
- 09/02 a 15/02 – Inscrições on-line: https://forms.cloud.microsoft/r/yLi4KJtZs5?origin=lprLink
Etapas
- 18/02 – Prova escrita (08h30 às 11h30 / 14h00 às 17h00 / 19h00 às 22h)
• 5 questões de Língua Portuguesa (interpretação, gramática básica e semântica) • 1 Redação • 5 questões de Lógica • 5 de Matemática básica. - 20/02 – Divulgação do resultado da etapa de prova.
- 23 e 24/02 – Entrevistas com os classificados.
- 20/02 – Divulgação do resultado final
- 27/02 a 07/03 – Matrículas dos selecionados.
- 09 e 10/03 – Início das aulas.
Requisitos de acesso
- Idade mínima: 18 anos (admite-se matrícula de quem completar 18 até o início da UC5 – Estágio);
- Ensino regular: cursando ao menos o 2º ano do Ensino Médio;
- EJA: aprovação em Língua Portuguesa, Matemática e Biologia.
Documentos para matrícula
RG e CPF; RNM e equivalência (estrangeiros); Título de Eleitor; Histórico e Certificado do Ensino Médio; Comprovante de residência; Dispensa militar (homens); Carteira de vacinação; vacina da Rubéola (mulheres até 40 anos) e DT – Difteria e Tétano (ambos os sexos).
Serviço – Informações e contato
- Inscrições (80 Bolsas de Estudos): 09/02 a 15/02 – https://forms.cloud.microsoft/r/yLi4KJtZs5?origin=lprLinkColetiva: 09/02, 10h – Hospital Azambuja, Brusque (SC)
- Informações: Senac Brusque – (47) 3351‑2626 | www.sc.senac.br
Entrevistas
Lucimar Vieira Nass, diretora do Senac de Brusque, destaca a importância da parceria que forma novos profissionais e conta com estágio no próprio hospital:
O gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, afirmou que o curso está com inscrições abertas sendo limitadas a 80 vagas gratuitas:
Geisiane S. Braga, gerente assistencial do Hospital Azambuja, explica que a unidade está em ampliação. Desta forma, a necessidade por novos profissionais:
A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Inajá Gonçalves de Araújo, representou a Secretaria Municipal de Saúde durante a apresentação da parceria que foi elogiada pela gestora:
















