O Hospital Azambuja recebeu, na tarde desta terça-feira, 9 de dezembro, reconhecimento público da Câmara Municipal de Brusque durante a sessão ordinária realizada às 17h. A homenagem integrou a Ordem do Dia e destacou a relevância histórica e atual da instituição para a saúde da região. Além do destaque ao hospital, a Câmara concedeu Comendas do Mérito a membros da diretoria, em reconhecimento às contribuições individuais para o desenvolvimento e a excelência dos serviços prestados.
A sessão contou com a presença do presidente da Casa, Jean Dalmolin, do vereador André Rezini — autor do requerimento — demais vereadores e comunidade. Receberam a honraria os seguintes membros da diretoria do Hospital Azambuja: Gilberto Bastiani (Vice-Diretor Administrativo e Gestor do Hospital), Ingo Fischer (Provedor), Marcílio César Ghislandi (Primeiro Secretário) e Padre Alvino Introvini Milani (Assistente Eclesiástico). Os diretores Luciano Hang (Vice-Provedor) e Osmar Crespi – Maru (Segundo Secretário) também foram agraciados, mas não puderam comparecer por conta de compromissos já agendados.
Representando o hospital, Gilberto Bastiani fez o pronunciamento oficial e destacou que a homenagem reconhece a trajetória histórica da instituição. “O Hospital Azambuja recebe esta homenagem com imensa gratidão. São 123 anos dedicados ao cuidado, à saúde e à vida — uma missão construída por muitas mãos e sustentada pela confiança da comunidade”, afirmou.
Ele também agradeceu às autoridades, ao empresariado e às entidades parceiras, além de reforçar a importância da equipe. “Dirijo um agradecimento especial aos nossos 902 colaboradores e à classe médica, com 362 especialistas, que elevam continuamente o nível técnico do hospital”.
Ao apresentar os resultados de 2025, Bastiani enfatizou a dimensão e o impacto do trabalho desenvolvido: mais de 244 mil atendimentos ao longo do ano, 21.558 cirurgias, quase 6 mil atendimentos via ambulâncias, 2.407 nascimentos e centenas de milhares de exames realizados — números que, segundo ele, refletem a confiança da população e a capacidade técnica da instituição.
O gestor ressaltou as conquistas recentes em alta complexidade, como as habilitações em cirurgia bariátrica, ortopedia avançada e cirurgia cardiovascular, além da implantação dos leitos de AVC e da consolidação do hospital como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. Ele destacou ainda a expectativa pela habilitação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que permitirá que pacientes oncológicos recebam tratamento completo em Brusque, próximo de suas famílias.
Ao longo do discurso, Bastiani lembrou que o desenvolvimento do hospital nos últimos anos se manifesta nas grandes obras estruturais: modernização da recepção de internação, reforma e ampliação do Pronto-Socorro e dos ambulatórios, renovação dos quartos SUS e particulares, revitalização da fachada, ampliação das UTIs, nova estação de tratamento de efluentes e melhorias gerais na infraestrutura.
Entre os investimentos em tecnologia, o gestor hospitalar citou a aquisição da nova tomografia de 64 canais, ressonância magnética, hemodinâmica e o Robô Da Vinci, que marcou a entrada do Azambuja na cirurgia robótica, trazendo ainda mais precisão e segurança aos procedimentos.
Bastiani reforçou ainda a importância da Nova Torre Hospitalar, uma obra emblemática de mais de 7 mil metros quadrados que está em fase avançada e abrigará serviços de oncologia, um novo centro cirúrgico, UTIs ampliadas, leitos de internação e heliponto. Para ele, a torre representa o futuro da saúde no município e prepara Brusque para novos patamares de atendimento.
Avanços e legado
O provedor do hospital, empresário Ingo Fischer, agradeceu a homenagem recebida. “O Azambuja tem uma história construída junto da população de Brusque. Cada conquista do hospital reflete o esforço coletivo de colaboradores, médicos, diretoria, do empresariado e da comunidade que sempre acreditou nesta obra”, declarou.
O vice-provedor Luciano Hang reforçou a importância da modernização e da ampliação da estrutura física e tecnológica do hospital. “Vivemos um ciclo de grandes transformações, com obras significativas e tecnologia de ponta. Tudo isso prepara o Azambuja para o futuro e garante que Brusque e região, tenham acesso ao que há de melhor em saúde”, afirmou.
Ao abordar o legado de Padre Nélio Roberto Schwanke, o gestor hospitalar Gilberto Bastiani relembrou sua dedicação de mais de quatro décadas e o princípio que guiou sua gestão: garantir que cada pessoa fosse atendida o mais perto possível de sua casa, com dignidade e humanidade. “É esse princípio que orienta todas as grandes entregas dos últimos anos. Renovamos nosso propósito de servir com excelência, responsabilidade e humanidade, garantindo que a população de Brusque e região tenha acesso ao melhor atendimento, aqui mesmo, em nossa cidade”, destacou.
O assistente eclesiástico do hospital, Padre Alvino Introvini Milani, também agradeceu aos vereadores a honraria recebida, em nome de toda diretoria e do Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck. Ele ainda fez questão de lembrar do saudoso Padre Nélio. “Para quem acompanha a história, viu como o hospital se transformou e vem de encontro, cada vez mais, àquilo que Brusque precisa e merece. Muito obrigado por essa memória, essa lembrança, por não deixar esquecido aquilo que está sendo feito no Hospital Azambuja, que de fato já é um dos hospitais referenciais da nossa região. Em nome do hospital e do saudoso Padre Nélio, muito obrigado vereadores de Brusque, pela iniciativa da homenagem”, complementou.

















