O Jornal da Manhã desta sexta-feira (17/10) recebeu, ao vivo, o vice-presidente e administrador do Hospital Dom Joaquim, Raul Civinsky, acompanhado pelo diretor clínico, Dr. Joel Mendes. Durante a entrevista, os representantes destacaram o crescimento expressivo no número e na complexidade dos atendimentos realizados pela instituição, além de anunciar a expansão da rede hospitalar com uma nova unidade em Brusque.
Segundo Raul Civinsky, o pronto atendimento e outros setores do hospital foram aprimorados para acompanhar o aumento da demanda. “Observamos um crescimento não apenas no número de atendimentos, mas também na complexidade dos casos. Hoje, a sala vermelha, que é destinada à estabilização de pacientes graves, tem sido muito mais utilizada”, explicou.
Cirurgias eletivas
Através de convênio via SUS, o hospital realiza procedimentos cirúrgicos eletivos. Nesta semana, por exemplo, em apenas dois dias, foram realizados cerca de 130 procedimentos oftalmológicos. “Buscamos acolher o paciente de forma humanizada, mesmo com as limitações da estrutura. Criamos uma área provisória com bancos, água, café e biscoitos, além de uma funcionária dedicada a orientar os pacientes, garantindo mais conforto enquanto aguardam o atendimento”, completou.
O administrador reconheceu que, em períodos de grande demanda, pode haver tempo de espera, mas reforçou que a equipe prioriza a qualidade do atendimento. “Todos os pacientes merecem ser bem atendidos. O médico precisa dedicar o tempo necessário a cada caso, olhando no olho e ouvindo com atenção”, afirmou Civinsky.
Nova unidade
Durante a entrevista, Dr. Joel Mendes também apresentou uma novidade importante: a partir de 1º de novembro, o Hospital Dom Joaquim assumirá a gestão da Clínica Santa Rita, que passará a se chamar Hospital Dom Joaquim – Unidade Santa Rita.
“O objetivo é manter os profissionais e serviços já existentes, tanto na área clínica quanto cirúrgica, e ampliar o atendimento com a inclusão de uma rede odontológica. Serão oferecidos serviços de próteses, implantes, extrações e estética dental”, explicou o diretor clínico.
Com a nova unidade, o Hospital Dom Joaquim reforça seu compromisso com a ampliação do acesso à saúde e com o atendimento humanizado à população brusquense. A proposta, ainda segundo o diretor, é manter aos serviços com preços acessíveis e também oferecer consultas através do SUS no espaço, o que irá facilitar o deslocamento de muitos pacientes que hoje se deslocam até o Bairro Dom Joaquim.