Sempre preocupado em criar ambientes mais acolhedores e humanizados para o atendimento dos pacientes, o IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque (SC) está expandindo o uso de arte em suas alas. Agora, além de locais como a sala de vacina e o centro cirúrgico, as paredes dos ambientes do novo Setor de Oncologia estão ganhando pinturas artísticas, com o objetivo de proporcionar um espaço mais leve durante o tratamento de saúde.
As pinturas no hospital foram idealizadas pelo diretor de Regulação e Implantação do IMAS, Dr. Robson Schmitt em conjunto com o gerente assistencial, Altair Santos Hahn, que convidaram a enfermeira Amanda Caroline Sales para liderar o projeto. Amanda, além de enfermeira assistencial do setor de Oncologia, é artista e está à frente das intervenções nas salas de atendimento. “Fiquei super empolgada, pois nunca imaginei que teria a oportunidade de oferecer humanização aos pacientes além da minha assistência como enfermeira, com a arte”, comenta ela, que é enfermeira há oito anos e trabalha com arte há quatro.
Para Dr. Robson, essa ação é um reflexo do compromisso do IMAS/Imigrantes em proporcionar mais do que tratamentos médicos: “Nós entendemos que a saúde é feita não apenas de exames e medicamentos, mas de acolhimento e empatia. Este projeto reforça o jeito IMAS de cuidar, proporcionando conforto emocional para os pacientes durante momentos difíceis”, destaca.
As pinturas já foram concluídas na ala de quimioterapia adulto e na recepção geral da oncologia. Amanda agora está finalizando a arte na ala de quimioterapia pediátrica e tem planejado pintar as paredes da internação oncológica adulto, além de alguns corredores da instituição. “A arte, no contexto da saúde, cria um ambiente acolhedor que ajuda a desviar a atenção do paciente hospitalizado de seus problemas, trazendo um pouco de conforto durante essa batalha contra o câncer”, explica a enfermeira.
O gerente assistencial ressalta como a humanização por meio da arte pode fazer a diferença no cuidado diário dos pacientes: “Na enfermagem, estamos diretamente envolvidos no dia a dia dos pacientes e percebemos como o ambiente pode influenciar sua recuperação. Um espaço acolhedor e visualmente mais leve ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, fatores que podem impactar o bem-estar geral. Quando o paciente se sente mais tranquilo e confortável, todo o processo de tratamento flui melhor, o que pode até contribuir para uma recuperação mais rápida. Nosso compromisso é criar um ambiente que promova tanto o cuidado técnico quanto o emocional, destaca Altair.
“Nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor para todos os pacientes, independentemente do tratamento que estejam realizando. A arte tem o poder de transformar o espaço hospitalar em um lugar menos impessoal e mais próximo, trazendo conforto e serenidade. Seja nas salas de quimioterapia ou em outros setores, como a recepção e a internação, estamos comprometidos em oferecer um cuidado que vá além do físico e também promova bem-estar emocional e acolhimento”, completa Dr. Robson.