Publicidade

Hospital Imas/Imigrantes realiza primeira neurocirurgia pediátrica em bebê de 10 meses

A cirurgia foi um sucesso e o paciente, que é de Florianópolis, recebeu alta nesta quarta-feira (31)

Fonte: Amplitude/Imprensa

Publicidade


O IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque (SC) realizou com sucesso sua primeira neurocirurgia em uma criança. O paciente, Noah Ceolin, de apenas 10 meses, é morador de Florianópolis (SC) e recebeu alta nesta quarta-feira, 30 de julho. O procedimento cirúrgico foi realizado na quinta-feira (25) e durou cerca de duas horas.

Noah foi diagnosticado com Cranioestenose do tipo Trigonocefalia, uma anomalia congênita que causa o crescimento anormal do crânio a partir da união precoce da sutura metópica, que é responsável por unir a placa craniana frontal. A cirurgia foi conduzida pelo neurocirurgião Dr. Willian Costa Baía Júnior, que explicou que a operação envolveu uma equipe composta por dois neurocirurgiões, anestesista, um instrumentador e mais dois circulantes.

“A Cranioestenose do tipo Trigonocefalia se apresenta quando as suturas, que são aqueles espaços entre um osso e outro no crânio de um bebê, se fecham antes do período previsto. Aí o bebê cresce e o crânio vai ficando mal formado”, detalhou o médico.

O pai de Noah, Guilherme Ceolin, eletricista, e a mãe, Eduarda Ceolin, empresária, elogiaram o atendimento recebido no Hospital Imigrantes. “Nos sentimos muito bem e acolhidos de tal forma que nos impressionou. Desde a limpeza, cozinha, equipe de enfermagem, cirúrgica, na UTI. Tudo foi maravilhoso!”, destacou Guilherme.

A família de Noah organizou uma campanha de arrecadação de doações para realizar a cirurgia e enfrentou uma jornada de consultas e diagnósticos até encontrar o Dr. Willian Baía, que lhes trouxe segurança e confiança.

“Ele nasceu com essa doença e só descobrimos aos quatro meses. Passamos por quatro neurocirurgiões, cada um com uma técnica e uma proposta. O quinto foi o Dr Willian, que tratou nos pais os medos e as aflições, trazendo segurança e certeza da escolha. E de fato recebemos um atendimento extraordinário de toda equipe médica, que foi crucial para o sucesso da cirurgia e da evolução na recuperação”, conta o pai.

Pós-operatório e Recuperação

Nos primeiros 60 dias após a cirurgia, os pais de Noah precisam ficar atentos para evitar quedas ou impactos na cabeça, bem como, não deixar que o bebê coce a ferida operatória. O neurocirurgião ressalta a importância de cuidados especiais nos primeiros dias, para evitar infecções. “Alimentar bem a criança, fazer os curativos na ferida operatória e evitar traumas na cabeça são essenciais. A expectativa é que passado esse período, Noah tenha uma vida normal”, afirmou o médico.

Após a alta, a família do bebê celebra a nova oportunidade de vida para o filho. “O sentimento é de gratidão e alívio. Ganhamos uma nova oportunidade e um recomeço, o sentimento é de vitória e alegria”, compartilhou o pai.

O sucesso da primeira neurocirurgia infantil no Hospital Imigrantes marca um importante avanço para a instituição, reforçando seu compromisso com um atendimento humanizado e de excelência.

“Nós sempre acreditamos no jeito IMAS de ser e de trabalhar, que se baseia em um atendimento humanizado e comprometido com a excelência. A realização da primeira neurocirurgia infantil é um marco importante, que demonstra nosso compromisso em oferecer cuidados de alta qualidade e impactar positivamente a vida das pessoas. Este é apenas o começo de muitos outros avanços que estamos em fase de implantação”, completa o presidente do IMAS, Walmiro Charão Junior.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.