Publicidade

ICAD busca apoio para construção de abrigo às vítimas de violência doméstica em Brusque

Conheça os projetos e saiba como apoiar o Instituto Corações de Algodão Doce

Fonte: Reprodução/Instagram

Publicidade

O Instituto Corações de Algodão Doce (ICAD) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2019, em Brusque, com o objetivo de apoiar mulheres, crianças e até homens vítimas de violência doméstica.

Criado por Wellen Godoy, que superou um relacionamento abusivo, o instituto nasceu da necessidade de dar suporte emocional, jurídico e psicológico às vítimas de violência, oferecendo uma rede de apoio e orientação para que possam reconstruir suas vidas.

A responsável pelo Instituto, Josiani Beber Calioni Caetano, nos fala sobre as ações do ICAD com destaque para o projeto encaminhado à Câmara Municipal em busca da criação de um lar para abrigar vítimas de relacionamento abusivo em Brusque.

Projetos e Iniciativas do ICAD

Um dos principais projetos em andamento no ICAD é a criação de uma casa de abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência física, atualmente em tramitação na Câmara de Brusque. Esse abrigo contará com apoio da Prefeitura e tem como objetivo proporcionar um ambiente seguro para as vítimas, com suporte emocional, psicológico e jurídico.

Infelizmente, ainda não há um espaço adequado e, atualmente, o Instituto conta com uma sala cedida pela Prefeitura na Arena Multiuso, o que limita a capacidade de acolhimento. A expectativa é que, com a aprovação do projeto, o Instituto possa oferecer uma estrutura mais completa e eficiente.

Apoio à Comunidade

O Instituto oferece serviços gratuitos, incluindo encontros quinzenais de grupos de apoio, onde psicólogos, terapeutas e mentores oferecem suporte emocional às vítimas. Além disso, o ICAD realiza palestras de prevenção à violência voltadas para crianças e adolescentes, buscando sensibilizar as novas gerações sobre os impactos da violência doméstica. A participação nas palestras pode ser solicitada por diretores de escolas através do telefone ou redes sociais do Instituto (confira abaixo).

Novos Projetos

O Instituto também está implementando dois novos projetos: Cinderela e Autodefesa. O Projeto Cinderela oferece cursos de costura e estética, proporcionando às mulheres vítimas de violência a oportunidade de aprender novas habilidades para reintegração no mercado de trabalho. Já o Projeto Autodefesa visa ensinar técnicas de autodefesa para as vítimas, ajudando-as a recuperar a confiança e autonomia, além de prepará-las para situações de risco.

Como Contribuir com o Instituto

O ICAD se mantém através de doações e parcerias. O Instituto está constantemente em busca de recursos, como equipamentos de costura, máquinas de bordado, instrumentos para a área da estética e contribuições financeiras. Quem desejar colaborar pode fazer doações via PIX (CNPJ: 38.368.012/0001-46) ou entrar em contato diretamente pelo telefone (47) 99644-0342 (WhatsApp). Além disso, o ICAD participará da 3ª edição do Arraiá Solidário, em junho, onde contará com o apoio da comunidade para arrecadar recursos para suas atividades.

Contato e Redes Sociais

Para mais informações ou solicitações de ajuda, o Instituto Corações de Algodão Doce está disponível pelo WhatsApp, com atendimento 24 horas. A organização também mantém perfis ativos nas redes sociais, onde é possível obter mais detalhes sobre seus serviços e projetos. Basta procurar por Instituto Corações de Algodão Doce ou ICAD no Instagram @coracoesdealgodaodoce.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.