Com o objetivo de explorar ainda mais as soluções de inovação que existem para a região do Vale do Itajaí Mirim, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), instituição vinculada ao sistema FIESC, fez uma apresentação de suas atividades durante o 23º Encontro Mensal do Ecossistema Regional de Inovação em Brusque e Região.
O evento, realizado na última semana, teve a intenção de debater as metas concluídas no ano de 2024, além de discutir novos trabalhos para o próximo ano – como a participação mais efetiva do IEL entre as ações de inovação das indústrias regionais.
O objetivo do IEL, conforme ressalta Silvana Meneghini, Gerente Executiva do SESI e SENAI na região, é de conectar negócios, conhecimento e pessoas, gerando transformações impactantes. “O instituto atua em diferentes frentes de forma complementar ao SESI e SENAI, como na busca de talentos, contribuindo fortemente com a falta de profissionais em que o estado vive hoje”, completa ela.
Ainda de acordo com Silvana, o instituto atua na inteligência de dados, através do Observatório FIESC, e na Educação Executiva, com a Academia FIESC de Negócios. O IEL também faz a gestão da Rede de Inovação FaberUp FIESC, uma rede de conexões que fomenta o compartilhamento de boas práticas de inovação, colaborando com o desenvolvimento e o crescimento das empresas de Santa Catarina.
“Nós fazemos parte do Sistema Indústria e atuamos com o objetivo de promover a interação entre o setor industrial, o mundo acadêmico e a sociedade. Nosso foco principal está no desenvolvimento de competências, na inovação e no aumento da competitividade das empresas”, completa.
Um dos desafios do IEL é auxiliar na diminuição do gap que existe de profissionais especializados em nossa região. Para isso, o instituto se mantém atento às principais necessidades regionais e busca talentos que supram as necessidades, como engenheiros, profissionais de TI, especialistas em ESG, programador de Robôs, entre outras especialidades, através das suas soluções como o Estágio, o Inova Talentos e o Recruta Talentos.
“O papel do Sistema FIESC e suas entidades é estar cada vez mais próximo das indústrias. O IEL, é um aliado chave através da seleção e inserção de talentos para as empresas, fortalecendo e contribuindo para a inovação dos negócios”, ressalta o Vice-Presidente da FIESC na região, Edemar Fischer.
Mais sobre o encontro
O encontro de Ecossistema de Inovação faz parte de uma das ações desenvolvidas pelo SIMMEBr (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque), uma entidade sindical que representa as empresas do setor metalúrgico, mecânico e de material elétrico na cidade.
Uma das intenções deste mês foi de trazer a pauta Conexões para Inovação para debate e buscar caminhos para auxiliar as indústrias locais dentro deste tema. O sindicato atua dentro da representação dos profissionais, apoio e consultoria às indústrias, fomento ao desenvolvimento e articulação dentro do setor.
Fonte: Assessoria de Imprensa