A manhã de domingo, 17 de agosto, foi de muita alegria e movimento na avenida Beira Rio com a realização da 2ª Cãominhada. O evento, promovido pelo Núcleo de Médicos Veterinários da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), reuniu mais de 150 tutores e seus animais de estimação.
Além do passeio, a ação contou com a participação de ONGs de proteção animal, que levaram cães para adoção responsável, e teve caráter solidário, destinando os recursos arrecadados às entidades participantes.
De acordo com o coordenador do Núcleo, José Antônio Gesser Júnior, a atividade foi marcada pelo engajamento da comunidade. “O dia foi propício para a realização da Cãominhada, e tivemos uma adesão muito importante. O aspecto solidário é fundamental: toda a verba arrecadada será distribuída entre as ONGs participantes, em prol dos nossos companheiros de quatro patas”, destacou.
Ele também reforçou a preocupação dos profissionais com a saúde animal, especialmente diante do surto de cinomose que atinge a cidade.
“As ONGs trouxeram apenas animais já vacinados, justamente por conta da doença, que é viral e muito séria. Mesmo assim, elas informaram ao público sobre outros cães disponíveis para adoção e sobre como é possível ajudar”.
Entre os participantes, a animação foi grande. O aposentado Braz Odisi, de 68 anos, levou o border collie Jake, de 3 anos, para o passeio. “Adoro animais. Tenho o pai do Jake em casa, mas como já está velhinho, não trouxe. O Jake ama passear e sempre que pode estou junto com ele. Quem tem animal precisa cuidar bem, dar atenção e carinho”, disse.
A veterinária Maiara Cristina Becker, que também faz parte do Núcleo da ACIBr, levou o filho Enrico, de dois anos, e o mascote Favela, um cão sem raça definida resgatado das ruas.
“Eventos como esse ajudam a dar mais visibilidade para o bem-estar animal. Estamos aqui para mostrar nosso amor pelos pets e ensinar desde cedo, para as crianças, a importância desse cuidado”, contou.
Homenagem à Zaara
A 2ª Cãominhada também fez uma homenagem à cadela Zaara, do Corpo de Bombeiros de Brusque. Após anos de serviços prestados em operações de busca e resgate, ela se despediu do trabalho operacional e recebeu uma medalha em reconhecimento. O terceiro sargento Carlos Alexandre de Souza ressaltou a importância da iniciativa.
“A Zaara agora vai atuar em ações assistenciais, como visitas e projetos educativos, mantendo o bem-estar e a saúde preservados. Para nós, é uma alegria participar da cãominhada e receber esta homenagem”, afirmou.
Adoção e conscientização
Entre as entidades participantes, a ONG Vidaa levou nove cães para adoção e apresentou seu catálogo com outros animais que aguardam um lar. A representante destacou que o evento foi uma oportunidade não apenas para adoções, mas também para sensibilizar a população.
“Temos cerca de 40 cães esperando por uma família. Muitas vezes a pessoa não adota no momento, mas passa a conhecer nosso trabalho, se torna voluntária ou até um lar temporário. Isso já faz uma enorme diferença”, explicou.
Beatriz também alertou para a necessidade da vacinação. “Estamos enfrentando um surto de cinomose na cidade. Por isso, reforçamos a importância de vacinar os pets”.
Além da ONG Vidaa, serão beneficiadas com os recursos arrecadados na Cãominhada a Acapra e a Pata.
A 2ª Cãominhada foi uma realização do Núcleo de Médicos Veterinários da ACIBr, com apoio do Sesc, AmpeBr, Agrosul Catarinense, Supermercados Carol, RVB, Júnior Talhação, Supermercado Lageado, Pet House e Gama Diagnóstico Veterinário.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação