Na noite de quarta-feira, 3 de setembro, o Instituto Maria Schmitt (IMAS), gestor de 60 unidades de saúde no Estado (incluindo o Hospital e Maternidade Imigrantes), apresentou oficialmente em Brusque um novo programa de acesso à saúde. O lançamento aconteceu no auditório da Uniasselvi e contou com a participação de colaboradores, convidados e a imprensa que acompanhou as novidades. O evento também contou com apresentação cultural do Coro Infantil do Colégio Cônsul.
Prestação de contas e anúncio de novidade
Durante a cerimônia, o diretor de Regulação e Implantação do IMAS, Robson Schmitt Machado, destacou que o encontro serviu como uma prestação de contas à comunidade e aos colaboradores. Ele ressaltou os avanços já alcançados pelo instituto nas regiões do Médio Vale e Foz do Rio Itajaí, além dos próximos passos da instituição.
Entre as novidades apresentadas, Robson anunciou o lançamento de iniciativa já realizada em algumas unidades do grupo, que busca unir a força de trabalho e a comunidade em prol da melhoria dos serviços, sendo a criação de um benefício aos colaboradores: um cartão de saúde que será disponibilizado gratuitamente a estes colaboradores.
“Esse serviço vai muito além de um cartão de descontos. Ele representa um sistema completo de cuidado, com telemedicina 24 horas, acompanhamento personalizado e facilidades que tornam o acesso à saúde mais prático, rápido e eficiente”, explicou.
Atuação em cirurgias no Estado
O diretor também frisou a representatividade do IMAS no sistema público de saúde catarinense. Atualmente, o instituto mantém contrato com mais de 40 municípios e responde por cerca de 30% de todas as cirurgias realizadas em Santa Catarina. “Temos pesquisas de satisfação extremamente positivas. Nossa rede já atende praticamente todas as especialidades, restando apenas a oncologia, área que depende de definições do Governo do Estado e do Ministério da Saúde”, afirmou.
Robson comentou ainda sobre situações de pacientes aguardando por atendimento ao lado de fora do Hospital Imigrantes. Segundo ele, a demanda elevada e o número de pessoas de várias regiões que chegam após anos de espera por procedimentos explicam a formação de filas, mas destacou que as pesquisas internas apontam alta aprovação nos atendimentos prestados.
Comercialização do cartão
O benefício lançado pelo IMAS começará a ser comercializado a partir de 10 de setembro. Nessa primeira fase, todos os colaboradores do instituto serão cadastrados gratuitamente. O cartão dará acesso a uma rede de mais de 850 estabelecimentos em Santa Catarina, incluindo farmácias, laboratórios, hospitais e mercados, oferecendo desde descontos em consultas até atendimentos gratuitos por telemedicina.
“Não se trata apenas de reduzir custos, mas de oferecer cuidado. Nosso objetivo é entregar um serviço que auxilie cada pessoa a organizar sua vida em torno da saúde, de forma simples e acessível”, concluiu Robson.
Balanço
Ao longo da apresentação, o diretor também mostrou números comparativos do Hospital e Maternidade Imigrantes antes e depois do início da gestão do IMAS:
Antes da gestão IMAS
- 1.684 atendimentos
- 194 cirurgias
- 10 especialidades
- 148 colaboradores
Após gestão IMAS (início em 02/2023)
- 11.695 atendimentos
- 1.412 cirurgias por mês
- 30 especialidades médicas
- 543 colaboradores
- Inauguração das Suítes Inteligentes de Parto
- Passou a ser o hospital que mais realiza cirurgias SUS em Santa Catarina
- Implantação da oncologia adulto e infantil