Em comemoração aos 150 anos da chegada dos imigrantes italianos em Guabiruba, uma série documental será lançada no dia 07 de novembro na Câmara de Vereadores do município. Dividida em oito episódios, a série faz um apanhado sobre a colonização, o legado dos imigrantes e para onde aponta o futuro de seus descendentes.
A concepção do projeto é de Amilton Stedile, descendente da primeira leva de italianos que chegaram em 1875 e se estabeleceram no Lageado Alto, atual território de Guabiruba. Entusiasta da cultura trazida pelos seus ancestrais, Stedile tem um longo histórico de envolvimento com o resgate da memória, dos costumes e do folclore atuando em entidades como a Associação Cultural Italiana de Guabiruba, o Circolo Trentino di Guabiruba e o Grupo Folklorístico Tutti Buona Gente. “Eu quis deixar um presente para os guabirubenses registrando a forte presença da nossa cultura na formação identitária do município durante esses 150 anos”, afirma.
Além de descendentes, também foram entrevistados pesquisadores como o padre Eder Claudio Celva, que foi um dos idealizadores do Memorial Ítalo-Guabirubense Sacristão Francesco Celva, e a reitora da Unifebe Rosemari Glatz.
Com a coordenação geral de Amilton Stedile, a “Web Série 150 Anos da Imigração Italiana em Guabiruba” conta com a jornalista Giselle Zambiazzi no roteiro, entrevistas, direção e edição, Andrei Müller na assessoria de projeto e a Griô Filmes na captação de imagens e edição.
Este será o primeiro material audiovisual sobre a imigração italiana no Vale do Itajaí-Mirim a ser lançado. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Guabiruba, por meio da Fundação Cultural de Guabiruba. Após o lançamento oficial, todo o material será disponibilizado gratuitamente no YouTube com versões acessíveis com LIBRAS, legendas e audiodescrição.
Web Série 150 Anos da Imigração Italiana de Guabruba
Série inédita sobre a imigração italiana no Vale do Itajaí-Mirim
Lançamento: 07/11 às 19h30
Local: Câmara de Vereadores de Guabiruba
Acesso livre e gratuito.
Lembrando que o local conta com estacionamento preferencial, elevador e assentos para PCDs.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Guabiruba