Publicidade

Imigração polonesa contará com programação especial, em Brusque

Evento Cultural Polonês, assinatura de carta de intenções e sessão solene serão realizados

Fonte: Rafael Imhof

Publicidade

O Jornal da Manhã desta quarta-feira (21/8) recebeu, ao vivo, integrantes da Fundação José Walendowsky. Além do presidente, Luis Antonio Loyola Walendowsky, visitaram os estúdios da Rádio Araguaia Marek Makowski, ex-Cônsul da Polônia e presidente da Sociedade Polono Brasileira de Varsovia, além do assessor de imprensa da Fundação, Nilton Jair Proença.

COMEMORAÇÕES

Os Municípios de Brusque e Gmina Popielów, Polônia, irão se tornar “Cidades Irmãs”. Uma cerimônia no gabinete do Prefeito Municipal, às 16h do dia 23 de agosto, irá consolidar a união.

Neste ato, serão recebidos oficialmente em Brusque, a Prefeita de Gmina Popielów, Sybilla Stelmach, o vice Artur Kanzy-Budzicz e a Presidente do Conselho Comunal, Joanna Widacha-Cichón. A comitiva polonesa estará acompanhada por Marek Makowski, ex Cônsul da República da Polônia em Curitiba.

Após a recepção, será assinada uma Carta de Intenções entre Brusque e Gmina Popielów, que irá torna-las “Cidades Irmãs”. Esta será a primeira vez, em 155 anos da história da Imigração Polonesa no Brasil, que autoridades de Gmina Popielów, sede administrativa de Stare Siolkowice, comunidade de onde partiram em 1869 as primeiras 16 famílias de imigrantes poloneses para o Brasil, com destino à Colônia Príncipe Dom Pedro, hoje Brusque, visitam a região.

A minuta da Carta de Intenções foi elaborada pelos servidores da Prefeitura de Brusque Rodrigo Fischer Silveira de Souza e Camila da Silva, que integram a equipe brusquense que está à frente da gestão da parceria com a Alemanha.

Os objetivos principais desta parceria entre Brusque e Gmina Popielów, incluem:

Promoção do património histórico e de intercâmbios culturais e educacionais, visando à troca de experiências e o enriquecimento mútuo de nossas comunidades;

Cooperação para a promoção do turismo, explorando as potencialidades turísticas de ambos municípios e criando oportunidades para o incremento do fluxo de visitantes implementando projetos promocionais conjuntos;

Estabelecimento de parcerias comerciais e industriais, incentivando o desenvolvimento econômico sustentável e o compartilhamento de boas práticas;

Incentivo aos empresários à cooperação tecnológica e à inovação promovendo a troca de conhecimentos nas áreas do desenvolvimento tecnológico;

Colaboração em iniciativas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, compartilhando experiências e práticas bem-sucedidas.

O Presidente da Fundação José Walendowsky Luis Antonio Loyola Walendowsky, avalia que “este será um grande passo para o fortalecimento das relações de Brusque com a Polônia. Estamos entusiasmados e ao mesmo tempo muito gratos, com a compreensão de nossos conterrâneos poloneses, em estabelecer esta parceria que irá gerar grandes frutos, não só para nossa cultura, mas também para a educação das futuras gerações e até mesmo para a nossa economia”.

Na segunda-feira, dia 26 de agosto, também às 16h, os poloneses serão homenageados durante uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores.

15º EVENTO CULTURAL POLONÊS

A comitiva polonesa também irá participar do 15º Evento Cultural Polonês, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto. No dia 24 de agosto, sábado, estarão presentes na apresentação do Grupo Folclórico Polonês Wisla de Curitiba, prevista para ter início às 19h no Anfiteatro da Paróquia São Luiz Gonzaga, no Centro. Logo em seguida, às 20h, será realizado um recital de piano, com o pianista, compositor e professor polonês, Artur Dutkiewicz. A entrada é franca.

No domingo, às 9h na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, acontece a Missa em Ação de Graças pelos 155 anos da Imigração Polonesa no Brasil.

A partir das 10h30min, acontecerá a apresentação do Grupo Folclórico Polonês Wisla; 11:30, Música ao Vivo com Liriane e Weseli Musikanten.  A partir das 12h, almoço com comidas típicas polonesas.

O serviço será de Campi Buffet & Eventos. O custo será de R$ 60,00 (sessenta reais) por pessoa. Crianças até 05 anos não pagam, até 11 anos, pagam R$ 30,00 (trinta reais). Acima de 11 anos será cobrado o valor de adulto. No local também haverá completo serviço de bar.

*Com informações da assessoria de imprensa da Fundação José Walendowsky

Ouça a entrevista:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.