Um incêndio atingiu o estoque de lenha de uma cerâmica localizada às margens da SC-410, no bairro Nova Descoberta, em Tijucas, na noite desta terça-feira (29). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 23h34 e mobilizou três viaturas para o atendimento da ocorrência.
Ao chegarem ao local, em frente à Cerâmica Tupy, os bombeiros confirmaram que o fogo já estava em fase de desenvolvimento completo, com chamas altas que se aproximavam do forno de queima e já haviam atingido parcialmente o telhado da edificação.
Proprietários iniciaram combate com mangueiras até a chegada das viaturas
De acordo com os relatos, os proprietários do imóvel estavam no local no momento do incêndio e tentaram conter o fogo utilizando mangueiras de jardim. A estrutura atingida era aberta, com cobertura de telhas de fibrocimento sustentadas por madeira e alvenaria, sem paredes laterais.
A guarnição solicitou apoio de outra viatura para abastecimento. O caminhão AT-39 passou a abastecer o ABTR-93, que realizou o combate direto às chamas.
Cerca de 10 mil litros de água foram utilizados
Para a extinção total do incêndio, os bombeiros usaram aproximadamente 10 mil litros de água. Após o controle das chamas, foi realizado o rescaldo para evitar novos focos.
O proprietário também utilizou uma retroescavadeira para retirar a lenha que ainda não havia sido atingida, facilitando o trabalho da equipe de rescaldo.
Estrutura teve parte do telhado danificada
A área total da estrutura era de aproximadamente 2.000 m², mas o fogo danificou cerca de 50 m² do telhado. Não houve vítimas e, após a finalização dos trabalhos, o local foi isolado e deixado em segurança.
A ocorrência foi atendida pela 3ª Companhia do 13º Batalhão de Bombeiros Militar de Tijucas, com apoio de três viaturas.
