Na noite desta quinta-feira, 23, por volta das 22h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em uma edificação no bairro Vígolo, nas proximidades do Santuário Madre Paulina, em Nova Trento. O fogo atingiu uma estrutura histórica conhecida como “tafona”, parte do acervo cultural do santuário.
As equipes com base em São João Batista, chegaram rapidamente ao local e constataram que o incêndio já estava em fase de desenvolvimento completo. Diante da situação, os bombeiros garantiram o desligamento da energia elétrica da edificação e optaram pelo combate às chamas pelo lado externo, à estrutura aberta do imóvel.
Foram utilizados aproximadamente 2.500 litros de água para controle de fogo e mais 1.500 litros durante o trabalho de rescaldo, eliminando quaisquer riscos de reinição. Após a operação, o local foi isolado com fita zebrada, informações foram coletadas junto aos proprietários e registros fotográficos foram realizados para inspeção posterior.
Apesar da resposta rápida dos bombeiros, parte significativa da estrutura histórica foi consumida pelas chamas, representando uma perda especial para o patrimônio cultural do Santuário Madre Paulina.