Na manhã desta quinta-feira, 14, um incêndio atingiu uma estrutura de um empresa, localizada na rodovia Jorge Lacerda, no bairro Poço Grande, em Gaspar. A ocorrência foi registrada por volta das 11h08 e mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Bombeiros Voluntários da região.
Ao chegar ao local, as guarnições do 3º Batalhão de Bombeiros Militar constataram que o fogo estava confinado em um silo de armazenamento de cavaco, utilizado para alimentar uma caldeira da unidade industrial.
Antes da chegada dos bombeiros, a brigada de incêndio da própria empresa já atuava no primeiro combate às chamas. As equipes de Gaspar assumiram o gerenciamento da cena e passaram a coordenar as ações, com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntário de Ilhota.
O combate ao fogo foi feito com uso de cinco linhas de ataque, aproveitando aberturas na estrutura do silo. Após o controle das chamas e contenção da propagação, os trabalhos se concentraram no rescaldo e na retirada segura do material inflamável.
A operação exigiu esforço conjunto entre os bombeiros militares, voluntários e a brigada da empresa, devido à grande quantidade de cavaco presente — cerca de 40 metros cúbicos.
Estima-se que foram utilizados aproximadamente 50 mil litros de água para o completo controle do incêndio.
Felizmente, não houve registro de vítimas. As causas do incidente ainda serão apuradas por perícia especializada.