Publicidade

Incêndio florestal atingiu área de Mata Atlântica e ameaçava residências em BC

Ocorrência foi atendida durante à tarde de ontem (26/1)

Fonte: Imagem: Divulgação

Publicidade

Um incêndio florestal mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (26/1) em Balneário Camboriú. A ocorrência foi registrada por volta das 13h14, em uma área de Mata Atlântica localizada na região da Interpraias, com acesso pela Rua Bento Cunha, no bairro Barra.

O atendimento foi realizado pelo 13º Batalhão de Bombeiro Militar, com equipes de Balneário Camboriú, que deslocaram um amplo efetivo e diversas viaturas para o local. Logo na chegada, foi realizada uma varredura aérea com o uso de drone, o que auxiliou no gerenciamento das equipes e na definição das estratégias de combate ao fogo.

Combate às chamas

Uma das equipes ficou responsável pela proteção das residências próximas à área atingida, utilizando inicialmente batedores e bombas costais. Outra equipe atuou diretamente na contenção do avanço das chamas morro acima, também com o emprego desses equipamentos. Diante da complexidade do incêndio e do risco de propagação, foram mobilizados três caminhões de Itapema e um, de Itajaí, para o combate direto com água.

Segundo os bombeiros, a queima em profundidade das raízes aumentava significativamente o risco de reignição do fogo. Por isso, foi necessário um trabalho intenso de alagamento das áreas atingidas. Aproximadamente 54 mil litros de água foram utilizados no combate, abrangendo uma área estimada em cerca de 8 mil metros quadrados de Mata Atlântica nativa.

A operação contou ainda com o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, que disponibilizou uma retroescavadeira e um caminhão-caçamba. Os equipamentos foram utilizados na abertura de acessos dentro da mata, facilitando o deslocamento das equipes e otimizando o combate às chamas.

Após cerca de cinco horas de trabalho contínuo, o incêndio foi controlado. Com a situação estabilizada e sem risco imediato de novos focos, as guarnições retornaram ao estado de prontidão.

Fonte: Corpo de Bombeiros

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.