Brusque

Alunas do Colégio Cônsul são premiadas em Simulação da ONU

O Colégio Cônsul venceu a categoria de Position Paper de dois dos três comitês de simulação da WIMUN Genebra
por Comunicação Social Colégio Cônsul Carlos Renaux 23/11/2021 às 17:29 Atualizado em 23/11/2021 às 17:30
Imagem: Divulgação

Entre os dias 05 e 14 de novembro, os estudantes do Projeto ONU, do Colégio Cônsul Carlos Renaux, participaram da WFUNA International Model United Nations (WIMUN) Genebra, uma das simulações mais importantes do mundo, organizada pela WFUNA (Federação Mundial das Associações das Nações Unidas). Durante o evento, estudantes do Ensino Médio de diversos países participaram de simulações do funcionamento de organismos internacionais, principalmente da ONU (Organização das Nações Unidas), como se fossem chefes de Estado e de Governo, ministros e diplomatas.

A maioria das conferências Modelo da ONU exige que os delegados apresentem um documento de posicionamento – Position Paper, redigido em inglês, expondo a perspectiva de um país sobre os tópicos discutidos nas conferências. “Elaborar um documento de posicionamento não só permite que o estudante tenha uma melhor compreensão do país que irá representar e as complexidades de sua política externa, mas também mostra sua capacidade de síntese e argumentação”, destaca a Coordenadora do Ensino Médio, Eliete Legal.

Na WIMUN, os estudantes foram divididos em três comitês de simulação, sendo premiado o melhor documento de cada um. Sofia Romanenko Halfpap e Stephanie Possamai, estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Cônsul, venceram, respectivamente, o prêmio de melhor Position Paper da Commission on Crime Prevention and Criminal Justice e da Assembleia Geral 03.

Para Sofia, o prêmio foi uma surpresa gratificante, pois redigir sobre algo tão sensível e em uma realidade tão distante foi difícil. Ela destaca ainda que o projeto está fazendo diferença e mudando sua visão de mundo, e participar da WIMUN foi uma oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e debater sobre temas globais.

Já Stephanie destaca que essa foi sua primeira simulação internacional e que ficou muito feliz com a premiação, pois foi o resultado de muito estudo e dedicação. A estudante pontua que o projeto a transformou como pessoa, pois estudar diversos temas fora da sua zona de conforto e sobre culturas e países diferentes fazem refletir sobre o seu papel no mundo, a sua importância como cidadã.

O Colégio Cônsul possui duas equipes de Simulação, formadas por estudantes do Ensino Médio e orientadas pelo professor Reynaldo Coimbra, idealizador do projeto.

A missão do Projeto ONU, desenvolvido no Colégio Cônsul, é contribuir para a formação de futuros líderes e cidadãos jovens globais por meio do Modelo das Nações Unidas. A partir do envolvimento, da participação e do debate, busca-se ampliar as vozes dos jovens para promover um mundo pacífico, justo e sustentável.

Para 2022, o Colégio Cônsul já está classificado para as Simulações das Universidades de Boston, Berkeley e Harvard, além da Simulação da Sede da ONU, em Nova Iorque.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp