SANTA CATARINA

Animais ganham ‘picolé’ e banho de mangueira para driblar calor no Zoo Pomerode

Equipe de educação ambiental do zoo, no Vale Europeu, preparou cuidados refrescantes para os animais
por NSC Noticias 21/01/2022 às 17:32
Imagens: Divulgação

A onda de calor que está passando por Santa Catarina tem registrado sensações térmicas beirando 50° em diversas regiões. Para manter a saúde e hidratação de animais em dia, são necessários cuidados adicionais. No Zoológico de Pomerode, no Vale Europeu, tartarugas e ursos ganharam até ‘picolé’. Já os elefantes curtiram banho de mangueira; veja fotos.De acordo com a bióloga e educadora ambiental do parque, Jenifer Kroth, os “picolés” foram feitos com frutas, sucos ou alimentos congelados. Uma das grandes predadoras do mundo animal, a onça-pintada, por exemplo, ganhou salmão congelado para se refrescar de forma saudável.

A iniciativa faz parte da estratégia de enriquecimento ambiental do Zoo, mas não compõe as principais refeições dos animais. É como um lanche  ou brincadeira que aumente o bem-estar dos animais.

“Para além da alimentação, nós também fazemos atividades especiais. Isso ajuda o animal a usar o ambiente dele. Por exemplo, às vezes colocamos brinquedos de forma que ele tenha alguma dificuldade para conseguir pegar”, ressalta.

Cuidados especiais

Considerando o calor dos últimos dias, as equipes pensaram neste refresco criativo e nutritivo. Um adicional aos cuidados que já são tomados visando as necessidades específicas de cada indivíduo e de cada espécie que vive no local.

Os primatas, por exemplo, possuem ar-condicionado dentro do cambiamento -um ambiente fechado, como uma toca -. Segundo Jenifer, o espaço fica aberto durante todo o dia, deixando os macacos livres para circular como preferir.

No caso dos ursos, a bióloga explica que o urso pardo, espécie que vive no zoo, suporta o calor muito bem. Ainda assim, dentro da área coberta de cada um há uma espécie de banheira com água fresca. Os ambientes também contam com lagos e muitas árvores, com extensas áreas de sombra para os bichos.

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp