HOSPITAL AZAMBUJA

Cerca de 150 profissionais recebem vacina contra Covid-19

O protocolo de vacinação na instituição iniciou na terça-feira, 19 de janeiro
por Ideia Comunicação 21/01/2021 às 16:38 Atualizado em 21/01/2021 às 16:46
Divulgação

Esta semana Brusque e diversas cidades brasileiras viveram um momento que ficará marcado na história: as primeiras doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foram aplicadas. Aqui no município, 150 profissionais do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja, que atuam diretamente na linha de frente no combate à doença, foram imunizados com a primeira dose. O protocolo de vacinação na instituição iniciou na terça-feira, 19 de janeiro, logo após a solenidade realizada pela Prefeitura de Brusque com a imunização dos primeiros moradores da cidade. Uma equipe da Secretaria de Saúde esteve no Azambuja, ocasião em que foram imunizados 70 profissionais. Já na quarta-feira, 20, mais 80 profissionais do hospital, receberam a vacina. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, higienizadores e alguns médicos que atuam no Pronto Socorro, UTIs Geral e Covid, e área de Enfermaria Covid do Azambuja, foram imunizados. 

Os enfermeiros Vicente Dias Valor e Larissa Tuany Barth estão entre os profissionais que receberam a dose da vacina. Vicente atua na UTI Covid do hospital, e se disse muito feliz por receber a vacina. “Só tenho a agradecer a Deus por ter conseguido forças para poder trabalhar e ajudar tantas vidas até agora”, disse.

Já Larissa Tuany atua no Pronto Socorro do Azambuja, serviço que tem fundamental importância para a instituição, e que foi e ainda é porta de entrada a diversas pessoas acometidas pela Covid-19. Ao receber a vacina, a enfermeira pensou logo na mãe, que não abraça desde março do ano passado, momento em que a pandemia foi anunciada pela Organização Mundial de Saúde e os primeiros casos começaram a surgir na cidade. “Como profissional da saúde me senti muito feliz e privilegiada em receber a vacina. Depois de vivenciar rotineiramente todos os dias tantas pessoas lutando pela vida, e entendendo a complexidade desse vírus e o que ele causa para as pessoas e para as famílias, tomar esta vacina é uma luz no fim do túnel, porque vemos uma oportunidade de não contaminar as pessoas, de lutar, de ter mais forças para o dia a dia, para desempenhar o nosso papel enquanto profissionais de saúde com excelência. E ao mesmo tempo é um alívio ter a oportunidade de tomar essa vacina e poder abraçar um familiar sem medo de contaminá-lo”, conta.

Para o diretor técnico do hospital e chefe de UTI, Dr. Eugênio José Paiva Maciel, a vacinação contra Covid-19 aos profissionais do Azambuja vem em boa hora, visto que a instituição é o principal hospital da região, e que atendeu centenas de pessoas com a doença, desde março de 2020. “A vacina é a realização de um sonho. Se pararmos para pensar que em março de 2020 começamos a conhecer um vírus que vinha da China, que não sabíamos como tratar, com um índice grande de óbitos, e agora temos uma vacina, é um grande motivo para estarmos contentes. É uma perspectiva de vida, de volta à vida normal”, ressalta. O médico foi um dos primeiros a receber a dose da Coronavac, durante a solenidade da Prefeitura de Brusque. “Particularmente me senti muito honrado em receber a vacina e ao mesmo tempo emocionado, pois lembrei das pessoas que passaram por mim e morreram, não tiveram a oportunidade de continuar a vida”, lamentou.

A gerente de enfermagem do Azambuja, Irmã Olinda Antônio Costa, classifica a vinda da vacina como um momento de ação de graças e reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde. “Receber a primeira dose da vacina é uma esperança de dias melhores, é agradecer a Deus por todas as pessoas que dedicaram seu tempo em estudos para chegar a esse imunizante. Aos nossos profissionais, que trabalham na linha de frente, a vacina neste momento é uma forma de reconhecimento por toda dedicação e vem para trazer mais segurança a eles, que atuam, incansavelmente, no combate a esta doença”, ressalta.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp